Rios

Rio São Benedito - Foto: Margi Moss (Blog do Sarafa)
Rio São Benedito - Foto: Margi Moss (Blog do Sarafa)

Principais Rios do Pará

Localizada em frente à baia do Guajará, Belém é entrecortada por rios, igarapés, canais e incontáveis ilhas, que correspondem a dois terços de seu território, a maioria ocupada por populações tradicionais que convivem em harmonia com a floresta. Os passeios nas embarcações tradicionais são as melhores opções para conhecer a dimensão da cidade e se ter a visão de sua diversidade cultural e ambiental. Agências de receptivo oferecem vários roteiros e diferentes programas.

Rio São Benedito: Afluente do Teles Pires, o rio batizado com nome de santo faz parte da primeira área de reserva para prática de pesca esportiva do país, criada em 2 001. A iniciativa se deve ao esforço da pousada Salto Thaimaçu junto ao governo do Pará. Existe um grande comprometimento dos donos e funcionários do estabelecimento, que realmente abraçaram a pesca esportiva e a prática do pesque-e-solte como bandeira há 13 anos.

A diversidade de espécies na região impressiona, é possível capturar trairões, cachorras, bicudas, cacharas, jundiás, jaús e o impressionante pacu-borracha. Sem falar de pequenos e importantes atores coadjuvantes, como traíras, jacundás e piranhas.

Os tucunarés-fogo são um capítulo à parte, encantam por sua beleza e pelos ataques furiosos na entrada e no interior das lagoas. Mesmo sendo menor que “primos maiores”, como o açú, ele é capaz de abrir garateias de iscas com sua potente arrancada.

Rio Curuá: O Rio Curuá é um rio brasileiro, localizado no estado do Pará, com cabeceira na Serra do Cachimbo. Durante seu percurso até a foz no Rio Iriri, passa por diversas áreas indígenas, como uma tribo de Caiapós, e passa a pouco menos de um quilômetro do distrito de Castelo de Sonhos. Sua região mais conhecida é onde se encontram as Cachoeiras do Rio Curuá, onde também estão em obras duas PCH´s.

Em Novo Progresso, o rio fica a aproximadamente 60 km da cidade, seguindo pela Vicinal Celeste. O rio já chegou a atrair pescadores, mas a atividade de pesca esportiva decaiu após a criação da Terra Indígena do Baú; mesmo assim, podemos encontrar grandes espécies no rio, como o Jaú e a pirarara.



Rio Caeté
O Rio Caeté é um rio brasileiro que banha a cidade de Bragança no estado do Pará.O Rio Caeté apresenta trechos com poucos aprofundados. Seu trajeto pelo município de Bragança é aproximado de 60 km para onde navegam pequenas embarcações. O rio pela margem direita, recebe as águas dos rios: Jequi, Cajueiro e Curi e pala outra margem os afluentas dos pequenos igarapés.

Rio Novo
O Rio Novo é um rio brasileiro, pertencente a bacia Amazônica. Sua nascente se encontra na região próxima a Terra do Meio,sendo o principal afluente do Rio Jamanxim. O rio em algumas area sofre com a grande exploração do garimpo,prejudicando todo curso d'água.

Rio Pará
O Rio Pará é um rio situado no estado brasileiro homônimo, ao canal sul do rio Amazonas (na região de seu delta) que o liga ao rio Tocantins. Este é o limite natural sul da ilha de Marajó.
Considera-se que o 'rio Pará' é o braço do rio Amazonas que corre ao sul da ilha de Marajó, recebendo as águas do Tocantins. A continuação do rio Amazonas seria apenas o canal norte, que corre a oeste da ilha, banhando a cidade de Macapá.

Rio Tapajós
O rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e deságua no rio Amazonas ainda no estado do Pará em frente a cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento .

A maior parte de seu percurso está no estado do Pará, mas a parte superior (sul) faz a divisa dos estados do Pará e Amazonas. A Bacia do rio Tapajós abrange 6% das águas da Bacia Amazônica, sendo a quinta maior bacia do sistema.

 Veja também
Especialmente para quem curte turismo de aventura, o Pará oferece cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Estado. As cachoeiras ocorrem no final da planície amazônica, ao Norte e ao Sul do Estado...Saiba mais
Refúgio de belezas naturais seduz turistas no Pará. Florestas, dunas, rios, cachoeiras, lagoas e praias fazem parte da imensidão de incríveis belezas naturais que nosso país oferece aos turistas. Belém, capital do...Saiba mais
Lago do Moura onde ficam as comunidades quilombolas na Reserva Biológica do Trombetas Pará. A Reserva Biológica do Trombetas (Rebio Trombetas), criada por Decreto Federal em 21 de setembro de 1979...Saiba mais
Destinos Pará
Publicidade