Rios

Rio São Benedito - Foto: Margi Moss (Blog do Sarafa)
Rio São Benedito - Foto: Margi Moss (Blog do Sarafa)

Principais Rios do Pará

Localizada em frente à baia do Guajará, Belém é entrecortada por rios, igarapés, canais e incontáveis ilhas, que correspondem a dois terços de seu território, a maioria ocupada por populações tradicionais que convivem em harmonia com a floresta. Os passeios nas embarcações tradicionais são as melhores opções para conhecer a dimensão da cidade e se ter a visão de sua diversidade cultural e ambiental. Agências de receptivo oferecem vários roteiros e diferentes programas.

Rio São Benedito: Afluente do Teles Pires, o rio batizado com nome de santo faz parte da primeira área de reserva para prática de pesca esportiva do país, criada em 2 001. A iniciativa se deve ao esforço da pousada Salto Thaimaçu junto ao governo do Pará. Existe um grande comprometimento dos donos e funcionários do estabelecimento, que realmente abraçaram a pesca esportiva e a prática do pesque-e-solte como bandeira há 13 anos.

A diversidade de espécies na região impressiona, é possível capturar trairões, cachorras, bicudas, cacharas, jundiás, jaús e o impressionante pacu-borracha. Sem falar de pequenos e importantes atores coadjuvantes, como traíras, jacundás e piranhas.

Os tucunarés-fogo são um capítulo à parte, encantam por sua beleza e pelos ataques furiosos na entrada e no interior das lagoas. Mesmo sendo menor que “primos maiores”, como o açú, ele é capaz de abrir garateias de iscas com sua potente arrancada.

Rio Curuá: O Rio Curuá é um rio brasileiro, localizado no estado do Pará, com cabeceira na Serra do Cachimbo. Durante seu percurso até a foz no Rio Iriri, passa por diversas áreas indígenas, como uma tribo de Caiapós, e passa a pouco menos de um quilômetro do distrito de Castelo de Sonhos. Sua região mais conhecida é onde se encontram as Cachoeiras do Rio Curuá, onde também estão em obras duas PCH´s.

Em Novo Progresso, o rio fica a aproximadamente 60 km da cidade, seguindo pela Vicinal Celeste. O rio já chegou a atrair pescadores, mas a atividade de pesca esportiva decaiu após a criação da Terra Indígena do Baú; mesmo assim, podemos encontrar grandes espécies no rio, como o Jaú e a pirarara.



Rio Caeté
O Rio Caeté é um rio brasileiro que banha a cidade de Bragança no estado do Pará.O Rio Caeté apresenta trechos com poucos aprofundados. Seu trajeto pelo município de Bragança é aproximado de 60 km para onde navegam pequenas embarcações. O rio pela margem direita, recebe as águas dos rios: Jequi, Cajueiro e Curi e pala outra margem os afluentas dos pequenos igarapés.

Rio Novo
O Rio Novo é um rio brasileiro, pertencente a bacia Amazônica. Sua nascente se encontra na região próxima a Terra do Meio,sendo o principal afluente do Rio Jamanxim. O rio em algumas area sofre com a grande exploração do garimpo,prejudicando todo curso d'água.

Rio Pará
O Rio Pará é um rio situado no estado brasileiro homônimo, ao canal sul do rio Amazonas (na região de seu delta) que o liga ao rio Tocantins. Este é o limite natural sul da ilha de Marajó.
Considera-se que o 'rio Pará' é o braço do rio Amazonas que corre ao sul da ilha de Marajó, recebendo as águas do Tocantins. A continuação do rio Amazonas seria apenas o canal norte, que corre a oeste da ilha, banhando a cidade de Macapá.

Rio Tapajós
O rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e deságua no rio Amazonas ainda no estado do Pará em frente a cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento .

A maior parte de seu percurso está no estado do Pará, mas a parte superior (sul) faz a divisa dos estados do Pará e Amazonas. A Bacia do rio Tapajós abrange 6% das águas da Bacia Amazônica, sendo a quinta maior bacia do sistema.

 Veja também
Especialmente para quem curte turismo de aventura, o Pará oferece cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Estado. As cachoeiras ocorrem no final da planície amazônica, ao Norte e ao Sul do Estado...Saiba mais
Refúgio de belezas naturais seduz turistas no Pará. Florestas, dunas, rios, cachoeiras, lagoas e praias fazem parte da imensidão de incríveis belezas naturais que nosso país oferece aos turistas. Belém, capital do...Saiba mais
À procura de bons locais para passar as férias, curtir com a família, querendo sair da rotina da vida e passando por um local rico em belezas naturais, as Ilhas do Pará são uma excelente opção. Destacamos a Ilha de...Saiba mais
Destinos Pará
Publicidade