Ilhas

Ilha do Amor (Alter do Chão) Foto: Fernanda Kracovics/O Globo
Ilha do Amor (Alter do Chão) Foto: Fernanda Kracovics/O Globo

Principais Ilhas do Pará

À procura de bons locais para passar as férias, curtir com a família, querendo sair da rotina da vida e passando por um local rico em belezas naturais, as Ilhas do Pará são uma excelente opção. Destacamos a Ilha de Marajó, Ilha de Maiandeua e Ilha de Mosqueiro. Todas estas ilhas se destacam no setor de turismo em razão aos grandes centros naturais, com belezas exuberantes que atraem qualquer turista além de suas belas praias, principalmente nas épocas de calor:

Ilha do Marajó
Maior ilha fluviomarinha do mundo, a Ilha de Marajó é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Dividida em 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, mangues e igarapés, forma um cenário perfeito para quem pretende desvendar um pedaço quase intacto da selva amazônica. O ponto de partida da viagem é Belém, de onde saem barcos e balsas rumo à Soure, a 'capital' da ilha, alcançada depois de cerca de três horas de navegação.

A ilha do Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó. Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo. A cidade de Belém situa-se a sudeste do canal que separa a ilha do continente. A maior ilha fluvial é a Ilha do Bananal.

Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados tesos, construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. A ilha era chamada de Marinatambal pelos indígenas (confirmado por Sir Walter Raleigh no século XVI), já em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.Outro destaque da ilha, é o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, cerca de 600 mil cabeças.

Ilha do Mosqueiro
A Ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. De fato, Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó. Apresenta área de aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro de Belém. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.
De acordo com o IBGE, caso fosse emancipado, o distrito de Mosqueiro, com 28 mil habitantes, estaria entre os municípios paraenses de médio porte.

Ilha Caviana
A Ilha Caviana é uma ilha fluvio-litorânea brasileira, situada frente à costa norte da Ilha de Marajó, no delta das terras baixas da foz do rio Amazonas. Fica no estado do Pará.
A ilha é um lugar excelente para observar o fenómeno do macaréu do rio Amazonas (localmente chamado pororoca), e também um santuário para as aves.

Ilhas do Capim
As Ilhas do Capim são um grupo de ilhotas localizadas perto de Guaratuba e em frente ao rio dos Meros e o Morro de Fora, no litoral do Paraná, Brasil. As ilhotas são chamadas de Capim de Cima, Capim do Meio e Capim de Baixo. O conjunto de ilhas era conhecido como Ilha Guará, citada por Saint Hilaire em 1820. A ilha é coberta por mangues.

Ilha de Maiandeua (Aldodoal)
Fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental por apresentarem atrativos culturais e naturais importantes para a qualidade de vida da população. O ecossistema local é formado por dunas, praias, restingas, furos, campos naturais, mangues, dentre outros. O 'Furo Velho' corta as duas ilhas, possibilitando o acesso as diversas vilas como Algodoal, Fortalezinha, Mocooca e Camboinha com suas belezas naturais. A melhor época para visitar o lugar é de junho a novembro.

Ilha do Amor (Alter do Chão) Foto: Fernanda Kracovics/O Globo
Ilha do Amor (Alter do Chão) Foto: Fernanda Kracovics/O Globo
 Veja também
Lago do Moura onde ficam as comunidades quilombolas na Reserva Biológica do Trombetas Pará. A Reserva Biológica do Trombetas (Rebio Trombetas), criada por Decreto Federal em 21 de setembro de 1979...Saiba mais
Refúgio de belezas naturais seduz turistas no Pará. Florestas, dunas, rios, cachoeiras, lagoas e praias fazem parte da imensidão de incríveis belezas naturais que nosso país oferece aos turistas. Belém, capital do...Saiba mais
Rio São Benedito: Afluente do Teles Pires, o rio batizado com nome de santo faz parte da primeira área de reserva para prática de pesca esportiva do país, criada em 2 001. A iniciativa se deve ao esforço da...Saiba mais
Destinos Pará
Publicidade