Cachoeiras

Cachoeira Planaltina - Foto: Patricia Parnov
Cachoeira Planaltina - Foto: Patricia Parnov

As principais Cachoeiras do Pará

Especialmente para quem curte turismo de aventura, o Pará oferece cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Estado. As cachoeiras ocorrem no final da planície amazônica, ao Norte e ao Sul do Estado, onde começam as elevações para os planaltos Guianense e Central do Brasil. São acessíveis apenas através de trilhas ou estradas de terra. Além das grandes cachoeiras.

Além das grandes cachoeiras, há centenas de pequenas quedas d'água, particularmente na região do Araguaia-Tocantins, acessíveis a partir de Marabá e Tucuruí, e trechos encachoeirados, ideais para a prática da canoagem radical. Especialmente para amantes da aventura, segue abaixo, uma lista com algumas cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Pará:

Cachoeira do Aruã
Fica no afluente do rio Tapajós - oeste paraense. Uma pequena ilha coberta de vegetação separa as duas quedas d'água que marcam, de forma única, mais esta bela mostra da paisagem amazônica. Para conhecer de perto, parte-se de voadeira de Alter-do-Chão, em Santarém. A viagem dura perto de 5 horas em companhia de agradáveis e inusitadas praias que surgem nos meses de verão, com águas verde-azuladas e areias bem brancas.

O local onde fica a cachoeira é ideal para a prática de esportes radicais, como a canoagem. Porém, é necessário ir preparado, pois não há moradores e nem infra-estrutura.

Cachoeira de Santo Antônio
Situada na divisa do Pará com o estado do Amapá, a Santo Antônio é um dos belos exemplos de cachoeiras existentes no Pará. Fica no município de Almeirim, a cerca de 30 horas de barco de Belém. A localização da cachoeira possibilita um passeio pela sua plataforma rochosa. Barcos e lanchas também podem chegar próximo às quedas.

Cachoeiras Abismo e Pingüim
Ambas ficam no município de Medicilândia, sendo algumas das atrações naturais do local surgido no Km 90 da Transamazônica. A viagem até as cachoeiras é uma verdadeira aventura que, ao lado do Monumento Natural de Medicilândia - considerada a maior caverna em arenito da América do Sul -, dá o charme paradisíaco ao município. O ponto de partida para conhecer as belíssimas paisagens é Altamira, no sudoeste paraense. Medicilândia fica a 90 km de lá.

Cachoeira Planaltina
Está situada no município de Brasil Novo - sudoeste paraense - e é uma das atrações do local que possui, além de cachoeiras, inusitadas cavernas. A cachoeira Planaltina está bem perto da sede do município, e é nome também de uma caverna do local. Fica descendo o rio Arrependido, nas serras do Iriri e Grande das Araras. Um lago de águas verdes dá o toque especial ao local, cujo acesso é por via terrestre.

Cachoeira Porteira
Fica na região do Baixo Amazonas. A cachoeira Porteira é marcada por um cenário primitivo e único, com uma natureza ainda não explorada, onde há botos, animais silvestres e jacarés. Para chegar à cachoeira o ponto de partida é o município de Oriximiná, a 823 Km de Belém. Chega-se de lancha ao local em cerca de cinco horas. Pode-se também partir de Porto de Trombetas, na mesma região.

Cachoeira do Bem Fica
Acesso a partir do município de Alenquer, no baixo Amazonas, em aproximadamente duas horas de carro de grande porte ou médio porte, mais 3 horas e meia subindo as serras da região. São necessários apenas dois dias para a viagem. A cachoeira do Bem-Fica se localiza no rio Curuá, com 100 metros de largura e 15 metros de altura, cortando de uma margem para outra o rio. Apresenta praias de areia branca piscinas naturais nas pedras.


Fonte: Diana Verbicaro - Diário Online, com informações da Paratur

Cachoeira do Mirante (Base do Caximbo-Fab) Foto: Diógenes Braga
Cachoeira do Mirante (Base do Caximbo-Fab) Foto: Diógenes Braga
Cachoeira Planaltina - Foto: Patricia Parnov
Cachoeira Planaltina - Foto: Patricia Parnov
 Veja também
Rio São Benedito: Afluente do Teles Pires, o rio batizado com nome de santo faz parte da primeira área de reserva para prática de pesca esportiva do país, criada em 2 001. A iniciativa se deve ao esforço da...Saiba mais
Lago do Moura onde ficam as comunidades quilombolas na Reserva Biológica do Trombetas Pará. A Reserva Biológica do Trombetas (Rebio Trombetas), criada por Decreto Federal em 21 de setembro de 1979...Saiba mais
À procura de bons locais para passar as férias, curtir com a família, querendo sair da rotina da vida e passando por um local rico em belezas naturais, as Ilhas do Pará são uma excelente opção. Destacamos a Ilha de...Saiba mais
Destinos Pará
Publicidade