Grutas e Cavernas

Gruta da Serra (Presidente Figueredo) Foto: Amazonia em Viagens
Gruta da Serra (Presidente Figueredo) Foto: Amazonia em Viagens

Principais Grutas e Cavernas do Amazonas

Caverna Refugío do Maroaga

A Caverna Refúgio do Maroaga é um dos lugares mais fascinantes de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. Segundo a lenda, Maroaga foi um grande cacique da tribo dos Waimiri-Atroari, os quais deram bastante dor de cabeça aos militares na década de 70 durante a construção da rodovia BR-174.

A caverna está localizada dentro de uma área de proteção ambiental e só pode ser visitada com a presença de um guia turístico, o qual pode ser facilmente contratado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da cidade. O passeio é para um grupo de até 10 pessoas, e geralmente dura pouco mais de 2 horas. A trilha percorrida para chegar ao local é complicada, pois o terreno é cheio de aclives e declives. Mas o esforço da caminhada conpensa com a visão de algumas árvores gigantescas no caminho.

A entrada da caverna é banhada por uma cachoeira, ao entrar a formação rochosa se divide em várias galerias que, parcialmente encobertas pela escuridão, lembram o interior de um grande palácio.
Ao olhar para fora da caverna, o verde da floresta emoldurado pelas rochas parece a porta de entrada para um mundo perdido.

Gruta da Judéia

Dando a volta pelo imponente paredão rochoso, cercado por uma incrível variedade de plantas que, impressionam com suas diferentes tonalidades de verde e árvores se equilibram lá no alto na beira do paredão, com suas longas raízes descendo até fixarem-se no chão, se tem a cesso a Gruta da Judéia.

Na Gruta da Judéia, o paredão rochoso se abre em uma grande galeria de onde um poderoso jato de água, acompanhado por raízes e cipós pendurados, cai em direção ao chão, formando uma belíssima piscina natural de águas douradas.

O desgaste das paredes rochosas preenche o solo com uma fina areia branca, completando a paisagem deste verdadeiro oásis incrustado no coração da floresta amazônica. A melhor época para conhecer a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia é durante a cheia dos rios, de fevereiro a junho. No resto do ano, na época da estiagem, as cachoeiras diminuem o seu volume de água e em alguns meses podem até desaparecer.

 Veja também
A Floresta Amazônica é particularmente privilegiada no que se refere à natureza e as belezas que ela encerra. Ponto importante de atração para o turismo no país é ali que se encontra a maior biodiversidade...Saiba mais
O Rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o segundo rio mais extenso do mundo, com 6 992,06 km e mais de mil afluentes, sendo de longe o com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que...Saiba mais
São mais de 150 quedas d'água no território amazonense, segundo dados do Ministério do Turismo. Além, de outra dezena de grutas e cavernas que parecem saídas das telas do cinema. A região é perfeita para quem...Saiba mais
Destinos Amazonas
Publicidade