Visite Borba
Festa de Santo Antonio - Foto: Rede Um Grito pela Vida
Festa de Santo Antonio - Foto: Rede Um Grito pela Vida

O rio Sucunduri e o lago Acará serve como limite territorial entre Borba e Novo Aripuanã. Este igarapé, por sua linha mediana, é usado como divisor, alcançando a confluência do igarapé Acarazinho. Por último, os rios Madeira, Preto e o igarapé Surubim marcam o fim dos limites territoriais entre os dois municípios.

Um dos maiores atrativos naturais de Borba é o Rio Madeira, o mais importante afluente do Amazonas, cuja margem direita está a cidade de Borba e que era chamado antigamente pelos naturais (Caiary) Rio Branco, homenageando as suas águas de cor leitosa. É o mais largo e o mais baixo afluente do Amazonas, considerado uma das mais belas atrações turísticas do estado.

Para delimitar os limites territoriais entre Borba e Maués, usa-se principalmente o igarapé Castanha e o rio Abacaxi. Na confluência destes dois rios, se incia os limites territoriais entre os dois municípios, seguindo por linha mediana, até alcançar suas cabeceiras no divisor de águas rios Sucunduri e Tapajós. Na região sudeste, o divisor passa a ser o rio Teles Pires e São Manoel com o rio Juruena

Conheça mais sobre Borba
Fotos Borba
Destinos Amazonas
Publicidade