Saltenha

Saltenha -  Foto: Governo do Acre
Saltenha - Foto: Governo do Acre

A origem deste salgado é boliviana, e vale lembrar que a Bolívia detinha a posse do território que hoje corresponde ao Acre. A saltenha tornou-se um dos principais salgados do estado acreano, podendo ser encontrada em quase qualquer barraca ou lanchonete. Apesar de normalmente ser frita, também pode ser assada. A saltenha é um prato típico da Bolívia, que foi trazido para o Acre dada a proximidade entre o Estado e o país vizinho.

O salgado pode ser frito ou assado. Na Bolívia é mais comum a forma assada. No Acre a preferência é por ela frita. A massa da saltenha frita é a mesma do pastel, só que mais grossa para que ela resista à pressão durante a fritura, que deve ser feita com óleo bem quente. Confira a receita utilizada pelo Cantinho Lanches, um dos pontos mais tradicionais de venda da saltenha em Rio Branco:

Recheio

Cozinhe o peito de frango com alho e cebola e em seguida desfio-o e reserve o caldo. Ferva numa água com sal, rapidamente, uma porção de batatas, menor do que a quantidade de frango que você utilizar. As batatas devem ficar durinhas. Em seguida coloque numa panela o peito de frango desfiado, parte do caldo reservado, um pouco de cuminho, um tablete de caldo de galinha, a batata. Amasse alho e queime numa frigideira com colorau e um pouco de tempero pronto, e junte ao recheio.

Acrescente também pimentinha de cheiro e cheiro verde. Depois que a batata amolecer engrosse o recheio com um pouco de trigo dissolvido em água – deixe esta mistura bem fraca. Acrescente ao recheio e não deixe engrossar demais. O segredo para uma saltenha deliciosa é uma boa quantidade de manteiga, acrescentada depois que o recheio estiver pronto. Outro ponto importante é que a quantidade de batata deve ser menor que a de peito de frango desfiado.

Massa

Despeje numa bacia um quilo de trigo e vá colocando água aos poucos e amassando até que fique homogênea e durinha. Se estiver muito mole ou muito dura você pode acrescentar mais trigo ou mais água. Acrescente à mistura cerca de 50g de margarina. O ponto da massa deve ser um pouco dura e esfarelada, para que ela possa ser cilindrada. Quanto mais você cilindrar a massa, mais macia ela ficará.

Enquanto a massa estiver “encolhendo” depois de passada pelo cilindro ela ainda pode ser cilindrada. Enfarinhe a superfície a ser trabalhada e corte círculos de massa, que deve estar mais grossa com a espessura utilizada para os pastéis. Coloque recheio no centro dos círculos e junte as extremidades da massa. Em seguida torça para fechar bem a saltenha, fazendo uma espécie de trança. Frite em óleo bem quente.

Fonte: Governo do Estado do Acre

Saltenha -  Foto: Governo do Acre
Saltenha - Foto: Governo do Acre
 Veja também
Estas receitas são de influência árabe. O quibe é muito popular nos países árabes, porém já se tornou parte da culinária acreana. Apesar de ser normalmente feito com farinha tabule e carne moída, os acreanos...Saiba mais
O estado do Acre possui uma grande mistura cultural de povos brasileiros, principalmente indígenas e nordestinos, além de também ter influência boliviana. Essa mistura pode ser percebida na culinária do Acre...Saiba mais
A pupunha é uma árvore típica do nosso continente, e muito comum na área amazônica. Assim como se faz bolo de frutas mais comuns, como laranja, no Acre existe uma receita que utiliza o fruto da pupunha...Saiba mais
Destinos Acre
Publicidade