Bolo de pupunha

Bolo de Pupunha - Foto: G1 Amazonas
Bolo de Pupunha - Foto: G1 Amazonas

A pupunha é uma árvore típica do nosso continente, e muito comum na área amazônica. Assim como se faz bolo de frutas mais comuns, como laranja, no Acre existe uma receita que utiliza o fruto da pupunha.

Ingredientes

  • 2 xícaras de pupunha cozida passada no processador ou em uma peneira
  • 8 colheres de farinha de trigo sem fermento
  • 2 xícaras de leite de coco ou leite comum
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 250g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 2 xícaras de açúcar
  • Modo de preparo

Colocar na batedeira açúcar com a margarina, bater até ficar fofinho. Quando a massa estiver bem branquinha, acrescentar os ovos inteiros e bata um pouco.
Misturar o trigo e mexer manualmente, acrescentar a pupunha e continuar mexendo manualmente.  Acrescentar o leite de coco e por último, o fermento. Não bater muito depois de acrescentar o fermento.
Despejar numa forma untada e levar ao forno pré aquecido a 180 graus por 40 minutos ou 1h20m (dependendo de cada forno). A massa preparada com pupunhas oleosas demora mais para assar.

CALDA - Ingredientes:
½ xícara de água
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de pupunha ralada
cravinhos à gosto

Modo de preparo para a calda:
Colocar ½ xícara de água e 1 xícara de açúcar na panela, mexer rápido e ferver por pouco tempo, a coloração não precisa ficar caramelizada. Após a fervura, acrescentar a pupunha e mexer até criar uma consistência. Quando a calda esfriar ficará mais consistente.

CROCANTE DE CASTANHA DO BRASIL - Ingredientes:
4 colheres de sopa de castanha moída
2 colheres de açúcar

Modo de preparo do crocante:
Misture a castanha moída com o açúcar e leve ao fogo até ficar com a cor de caramelo. Deixe esfriar para usar.

Finalização do bolo:
Desenformar o bolo em um refratário. Molhar com a calda e salpicar com o crocante e as lâminas de castanha.  Decorar ao final com pupunhas cortadas ao meio ou inteiras.

Fonte: www.fogas.com.br

Bolo de Pupunha - Foto: G1 Amazonas
Bolo de Pupunha - Foto: G1 Amazonas
 Veja também
Os peixes são o carro forte da culinária acreana. São diversas as receitas com carne branca que encontramos não só no Acre, mas em toda a Região Norte. A receita do tambaqui acreano já foi premiada...Saiba mais
Esta receita utiliza um dos peixes comuns na bacia hidrográfica amazônica. O tucunaré é aberto pelo lombo e tem sua tripas retiradas, depois é recheado com legumes cozidos e/ou batata doce, temperado...Saiba mais
O cupuaçu é uma fruta típica da região de floresta amazônica, e isso inclui o Acre. Na região não é feita apenas tortas com essa fruta, mas diversos tipos de doces. Além de bombons, também é comum ver...Saiba mais
Destinos Acre
Publicidade