O que fazer em Parnaíba
Anoitecer na Praia da Pedra do Sal - Foto: Roberto Araujo (Licença-cc-by-sa-4.0)
Anoitecer na Praia da Pedra do Sal - Foto: Roberto Araujo (Licença-cc-by-sa-4.0)

Na cidade de Parnaiba, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Passeio de barco pelo delta do Parnaíba
Saída da Praia da Andreza ou dependendo da maré saída do Porto em barco paco-paco (embarcação típica da região) com destino ao Delta do Rio Parnaíba, onde pode-se apreciar o ecossistema. Visita a Ilha da Melancieira e Lençóis da Ilha do Tabual. Almoço e descanso em redes na Ilha do Cajueiro. Mais ou menos às 16:00h (dependendo da maré) pode-se fazer um passeio para conhecer o dormitório dos Guarás.

Tido como o maior delta do mundo, localizado no extremo norte do Estado do Piauí, fazendo divisa com o Maranhão, o Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas que deságua em mar aberto, apresentando uma composição de ilhas e igarapés que chamam a atenção pela diversidade de espécies de sua fauna e flora.

Diferentes roteiros para visitação do Delta do Parnaíba podem ser encontrados nas agências locais e também por nativos das ilhas que conduzem passeios únicos, possibilitando ao turista um contato mais próximo com a natureza do lugar, tanto no percurso pelas águas, como em paradas estratégicas para banho nas ilhas do delta.

Visitar o Museu do Trem
Inaugurada em 1920, a estrada de ferro chegou a ligar o litoral ao centro norte do estado. A estação central do município hoje abriga o Museu do Trem, que disponibiliza acervo de fotos, objetos, e ferramentas de trabalho da época, marco do progresso comercial do município. A locomotiva Maria Fumaça prefixo 29, recentemente restaurada, se encontra próximo ao Museu, na Avenida Chagas Rodrigues, servindo de atrativo turístico.

A locomotiva de procedência da Estação Ferroviária Nacional, foi fabricada nos Estados Unidos. Em 2006 foi incluída no inventário das locomotivas a vapor do Brasil, sendo a única do Piauí a fazer parte da memória ferroviária nacional.

Passeio na Lagoa do Portinho
Margeada por dunas de areias brancas, a Lagoa do Portinho, é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região Norte do Piauí. A lagoa é visitada por famílias de parnaibanos e turistas de todo o Brasil que encontram opções para hospedagem, alimentação, descanso e lazer com banho e passeios pela lagoa e dunas, rodeadas por vegetação com forte presença de palmeiras entre coqueiros e carnaúbas.

Segundo a lenda, a Lagoa do Portinho surgiu a partir das lágrimas da índia Macyrajara, que teria chorado durante dias, a morte do seu grande amor, índio Ubitã guerreiro pertencente a uma tribo inimiga da sua, que foi morto pai da índia, o chefe Botocó da tribo dos Tremembés.

Conheça mais sobre Parnaíba
Destinos Piauí
Publicidade