O que fazer em Fernando de Noronha
Baía dos Porcos - Foto: Hans Von Manteuffel
Baía dos Porcos - Foto: Hans Von Manteuffel

Na famosa e belíssima Fernando de Noronha, tem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Mergulho em Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho. As suas águas cristalinas, com visibilidade de até 50 metros, abrigam peixes, raias, tubarões, tartarugas, moreias, barracudas, golfinhos, esponjas e algas, além das formações rochosas, recifes de corais e naufrágios.

Mesmo quem não tem prática de mergulho pode experimentar a sensação de ver a fauna marinha no seu habitat. Na beira das praias de Atalaia e Baía do Sancho, e nos aquários naturais formados pelas pedras da Baía dos Porcos, é possível ver diversos peixinhos coloridos.

O preço dos mergulhos varia de acordo com a época do ano. É cobrada também uma taxa obrigatória do IBAMA. As operadoras de mergulho instaladas na ilha fornecem o transporte e os equipamentos necessários. Para mergulhadores credenciados, as operadoras oferecem cursos variados, mediante reserva antecipada.

Principais pontos de mergulho

Naufrágios
A 64m de profundidade, a corveta Ipiranga é considerada o naufrágio mais conservado do Brasil. O navio grego Eliane Estatatus fica na Baía de Sto. António, junto ao porto, a 8m de profundidade. Por estar perto da orla, é possível chegar ao local a nado.

Laje dois Irmãos
Fica junto aos rochedos Dois Irmãos, em frente à Baía dos Porcos. O mergulho pode ficar entre 8 e 15 metros.

Cabeço do Sapata
Paredão que chega a 40m de profundidade.

Iuais
Laje a 23 metros de profundidade.

Pedras Secas
Conjunto de rochas que vão da superfície a 15m de profundidade. Oferecem excelente visibilidade.

Ilha do Frade
Até 20m de profundidade. Fica em frente à praia de Atalaia.

Ilha do Meio
Tocas e cavernas a 15m.

Pontal do Norte
Grande rochedo que chega a 42 metros de profundidade.

Surf
Ondas de dois metros, com picos de até cinco metros de altura, como os da Laje da Cacimba, Boldró, Ruro e Abrás, são procuradas por surfistas do mundo todo, principalmente entre os meses de Novembro e Abril. Algumas etapas do Campeonato Nacional de Surf são realizadas em Fernando de Noronha.

Praias
O mais sensacional de Fernando de Noronha é que todas as suas praias são muito bonitas e também preservadas. Têm mar azul esverdeado e águas incrivelmente transparentes. Em algumas delas há, ainda, impressionantes formações rochosas. Conheça a seguir as principais.

Baía dos Porcos
Muitos rochedos e pouca extensão de areia. Os aquários naturais com peixes coloridos são a grande atracção. Mas o mergulho é proibido. Em frente, ficam as duas grandes rochas chamadas de Dois Irmãos. A parte alta, onde estão as ruínas do Forte São João Baptista, proporciona uma bonita vista do mar azul-turquesa pontilhado pelos rochedos escuros. Esse cenário singular faz com que a Baía dos Porcos seja considerada por alguns como a praia mais bonita do Brasil. O acesso é através de uma trilha.

Baía do Sancho
Em termos de beleza, compete com a vizinha, a Baía dos Porcos. É excelente para a prática de mergulho livre, pois apresenta boa visibilidade e diversidade de fauna marinha a pouca profundidade. Da falésia, temos uma das mais incríveis vistas de Fernando de Noronha. Também é local de desova de tartarugas-marinhas e há restrições de horários às visitas, de Janeiro a Junho, do final da tarde à manhã do dia seguinte.

Passeio de barco
É a atracção preferida dos turistas. As embarcações navegam pelo Mar de Dentro, oferecendo uma visão incrível das praias de Fernando de Noronha e das ilhotas ao redor. Com sorte, é possível ver golfinhos a nadarem ao lado do barco. Na Baía do Sancho é feita uma paragem para mergulho livre.

Passeio de bugre
O veículo mais utilizado em Fernando de Noronha são os bugres sem capota. São usados como táxi ou para passeios pela ilha. Os motoristas, em geral nativos, podem servir como guias e levar o visitante aos locais mais bonitos e aos recantos menos conhecidos.

Observação de golfinhos
Os golfinhos-rotadores podem ser vistos do mirante que dá para a Baía dos Golfinhos. Nesse local, alimentam-se e procriam. O melhor horário para observação é durante as primeiras horas do dia.

Conheça mais sobre Fernando de Noronha
Destinos Pernambuco
Publicidade