Últimos posts

Canjica

Canjica - Foto: Divulgação
Canjica - Foto: Divulgação

A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por esse doce ocorre no período das festas juninas. A canjica é um tipo de mingau bastante consistente elaborado com grãos de milho ralados. No preparo dessa especialidade utiliza-se também leite de vaca, margarina, açúcar, água, leite condensado (opcional), leite de coco e canela (em pau, pó ou raspas). A canjica pode ser servida quente ou gelada.

Ingredientes
10 espigas de milho
200 ml de leite
100 ml de nata
Açúcar a gosto
Uma pitada de sal
Coco ralada
Cachaça ou conhaque

Modo de fazer
O primeiro passo é cortar o milho das espigas, levar para o liquidificador e adicionar o leite, uma pitada de sal e açúcar. Bata até misturar os ingredientes e peneire diretamente em uma panela.

Acenda o fogo e mexa até ficar em um ponto cremoso. Depois é só acrescentar a nata, colocar já nos recipientes que serão servidos e jogar o coco ralado por cima.

Para flambar, coloque a bebida alcoólica de sua preferência em uma concha. Leve ao fogo até a chama atingir o líquido. Logo após, despeje em cima da canjica e já pode servir. Bom apetite!

 

Fonte: Rebecca Hadassah

Canjica - Foto: Divulgação
Canjica - Foto: Divulgação
 Veja também
Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É comum adicionar ao prato carne-seca.Saiba mais
É considerado no meio popular um revigorante, principalmente após embriaguez ou convalescência. Saiba mais
Apesar das influências externas, na mesa do paraibano não faltam alimentos típicos. No interior, a carne de sol, a carne de bode e a galinha à cabidela são frequentes no cardápioSaiba mais
Destinos Paraíba
Publicidade