Últimos posts

Delta do Rio Parnaíba

Delta do Parnaíba (Ilha do Cajú) Foto: Chico Rasta
Delta do Parnaíba (Ilha do Cajú) Foto: Chico Rasta

Deltas oceânicos são fenômenos raros da natureza. Formados pelo encontro do rio com o mar, eles são compostos de milhares de ‘braços’ de rios, ilhas, mangues, dunas e igarapés, tudo a céu aberto. Só existem três desses no mundo: o Delta do Rio Nilo, na África, o Delta do Rio Mekong, no Vietnã e o Delta do Rio Parnaíba, localizado no nordeste do Maranhão.

Por ser o único do continente americano é chamado também de Delta das Américas. A extensão do Delta  ainda cobre uma área no estado do Piauí, mas 70 % de seu território está no Maranhão, nos municípios de Tutóia, Araioses, Água Doce e Paulino Neves. Ao todo, incluindo os dois estados, são 313.809 hectares de área. O Rio Parnaíba que dá origem ao delta é o segundo maior de Brasil.

Por sua peculiaridade, o Delta foi transformado em área de preservação ambiental, em 28 de agosto de 1996. As principais fontes de renda no local são o ecoturismo, passeios de barco e a extração de caranguejo pelos nativos. Como se não bastasse a beleza das águas, o delta ainda é formado por uma vasta vegetação que mistura espécies do cerrado e da caatinga nordestina.



Informações: Delta das Américas.

Delta do Parnaíba (Ilha do Cajú) Foto: Chico Rasta
Delta do Parnaíba (Ilha do Cajú) Foto: Chico Rasta
 Veja também
O começo da floresta amazônica brasileira está aqui no Maranhão, mais precisamente na Floresta dos Guarás. Outro pólo ecoturístico do estado, dono de uma beleza sem igual. A área é uma formação florestal...Saiba mais
Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta...Saiba mais
Destinos Maranhão
Publicidade