O que fazer em Candido Mendes
Cândido Mendes - Cachoeira do Rio Maracaçumé - Foto: Dorinha Mendes
Cândido Mendes - Cachoeira do Rio Maracaçumé - Foto: Dorinha Mendes

Em Cândido Mendes, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Maior floresta contínua de manguezais do mundo
O Pólo Amazônia Maranhense, nas Reentrâncias Maranhenses, é a continuação natural do Pólo da Floresta dos Guarás, do qual foi desmembrado. O Pólo compartilha com a Floresta dos Guarás atrativos como a maior floresta contínua de manguezais do mundo, matas amazônicas, rios, praias e ilhas selvagens, mas também possui particularidades como serras, corredeiras e uma cultura interessante formada do entrelaçamento de tradições e história do Maranhão com o Pará, já próximo.

Amazonidade do Maranhão
O nome do pólo também vem afirmar a amazonidade do Maranhão, presente em aproximadamente 34% do estado, numa área bem superior à do mesmo, pois a Amazônia Maranhense propriamente dita (o bioma amazônico), de acordo com o IBGE (projeção de área maior) e o WWF (projeção de área menor), abrange todo o oeste e noroeste do estado, o Pólo Floresta dos Guarás e boa parte do Golfão Maranhense e da Baixada Maranhense.

Vários fragmentos florestais
Mais de 70% de floresta amazônica no estado já foi desmatado, permanecendo os vários fragmentos florestais de vários tamanhos e estados de conservação. As maiores porções do que ainda resta de floresta amazônica no estado estão na Reserva Biológica do Gurupi e nas Áreas Indígenas Caru, Alto Turiaçu, Awa-Guajá e Araribóia, todas com altos índices de biodiversidade e endemismo. No entanto, vivem ameaçadas por muitos crimes como invasão de madeireiros, grileiros, posseiros, carvoarias, caça, contrabando de animais silvestres e plantações clandestinas.

Os ecossistemas de transição
Já a chamada Amazônia Legal, numa extensão bem maior a do próprio bioma, cobre 82% do estado e abrange também os ecossistemas de transição e os extra-amazônicos. (veja os mapas 'Biomas e Tipos de Vegetação do Maranhão' versões IBGE e WWF, em 'Maranhão') Turiaçu, Cândido Mendes, Luis Domingues, Godofredo Viana e Carutapera formam o novo pólo.

Conheça mais sobre Candido Mendes
Destinos Maranhão
Publicidade