Pescadores no parque nacional dos lencóis maranhenses - Foto: Cristiano Quintino (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Na famossíma Barreirinhas, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Precisa solicitar autorização
Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação. Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas.
Caburé
Um maravilhoso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Existem chalés e boa comida.
Mandacaru
Vila de pescadores onde a maior atração é o farol da Marinha, com 54 metros de altura e 160 degraus, de onde se tem um belo visual panorâmico da região.
Dunas e Lagoas dos Lençóis Maranhenses
São dezenas de lagoas espalhadas pelas dunas do parque, divididas entre os Grandes e Pequenos Lençóis. Há lagoas com água durante todo o ano para banhar e resfriar o corpo, mas a água das lagoas é decorrente da chuva, ou seja, é o acúmulo de água pluvial que emerge por entre as dunas, então o final do período chuvoso(julho) é o mais indicado para ver a beleza dos lençóis maranhenses em sua totalidade.
Praia Vassouras
Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi, Ponta do Mangue e Vassouras são algumas das lindas praias em Barreirinhas. Para conhecê-las, chega-se de barco partindo de Barreirinhas.
Atins
É um pequeno vilarejo de pescadores que se situa entre o Oceano Atlântico e a foz do Rio Preguiças, é um povoado onde prevalece o estilo rústico da vida, que preserva nossa ligação mais harmônica com o meio ambiente, onde o cotidiano permanece integrado ao ecosistema. É um ótimo local para quem busca as raizes naturais para a paz e a tranquilidade, pois a internet, o telefone e a energia elétrica, tão comuns em nosso dia-a-dia contemporâneo, ainda são extremamente deficitários no local.
Flutuação em boias pelo Rio Formiga
Fica situado no povoado de Cardosa. É um passeio bem relaxante e a descida pelo rio dura cerca de uma hora. É uma ótima pedida para um momento mais relaxante, principalmente no final da viagem, quando já tiver feito as caminhadas mais cansativas pelas dunas.
Passeios nos Lençóis Maranhenses
Todas as manhãs, saem carros de tração 4×4 cheios de turistas levando para conhecer as Lagoas Azul, Bonita, da Gaivota, do Peixe entre outros. Opta-se por usar o transporte com capota ou sem.
Para chegar ao Parque Nacional, será preciso atravessar o rio Preguiça. O carro irá atravessar o rio ou em uma balsa primitiva, que é movida pela força humana, ou por uma movida a motor.