Pontos Turísticos em Imperatriz
Ponte Dom Felipe Gregory sobre o Rio Tocantins - Foto: Etoresantos (Licença-Dominio publico)
Ponte Dom Felipe Gregory sobre o Rio Tocantins - Foto: Etoresantos (Licença-Dominio publico)

Um dos mais modernos Parques Aquáticos do Maranhão está em Imperatriz. O Freitas Parque Aquático localizado as margens da BR-010 próximo ao Parque de exposições com quase cinco anos de fundação e um público variado, hoje com mais de 30.000 sócios. Há também diversas pousadas às margens do Rio Tocantins, e diversos clubes recreativos. No período de veraneio surgem as praias no Rio Tocantins, que contam com uma grande estrutura de limpeza, segurança (em terra e água), iluminação, palco e quadras de areia.

Há também diversas casas noturnas, boates, casas de shows, barzinhos, restaurantes de comidas típicas (Chinesa, Japonesa e Italiana) além da cozinha contemporânea e de pratos finos. As principais casas de shows são a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e a Arena de Shows do Parque de Exposições. Além desses, tem diversas churrascarias, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e vários outros estabelecimentos relacionados a gastronomia. Atualmente em Imperatriz existem 3 Shoppings em funcionamento.

Turismo contemplativo
No Sul do Maranhão e próximo a Imperatriz destacam-se a Cachoeira das Três Marias, Cachoeira do Macapá, Parque Ecológico Santa Luzia e o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Na região encontram-se outros pontos turísticos como Cachoeira do Cocal e Frutuoso (Riachão), Cachoeiras do Itapecuru e Cachoeira da Pedra Caída (Carolina). No lazer destaca-se a descida de boia do Rio Balsas, Beira Rio, Ponte de Madeira do Rio Balsas, Ponte de Madeira do Rio Maravilha.

Turismo aquático
Na cidade além dos clubes e parques aquáticos, existem as praias no período de veraneio, e também diversas ilhas e pousadas ao longo do Rio Tocantins. Existem também vários banhos (balneários populares)como o porão há 42 km de imperatriz, e chama-se rio campo alegre lugar extraordinário para desfrutar com a família, experimente a galinha caipira e desfrute de um banho frio nas águas do rio campo alegre, além desse há o Túnel do riacho bananal embaixo da ferrovia a 23 km do centro de imperatriz,a praia do setor agrícola,o bananal, a avenida Beira Rio que forma com o Rio Tocantins (que ela margeia), um dos principais cartões de visita de Imperatriz.

Cultura
A cultura em Imperatriz é marcada pela diversidade de costumes, música e gastronomia e reflete traços culturais singulares devido a herança deixada pelos nativos e diversas raças, desde a europeia, libanesa até a africana, e pelos migrantes oriundos de outros Estados que aqui se radicaram.

Produtos regionais
O artesanato indígena, principalmente o krikati é muito comum na cidade. Na produção indígena se destaca a cerâmica, adornos, objetos em palha, barro e tecelagem. Também se destaca o artesanato rural como arreio, berrante e agro produtos. Em prédios públicos como a Casa do Artesão há disponível várias opções. Há também a Praça de Fátima, onde é comercializado trabalhos manuais.

Culinária
A culinária de Imperatriz incorpora vários sabores que conquistam o turista. Na cidade os restaurantes incorporaram ao cardápio local receitas desenvolvidas com produtos regionais. Um exemplo é o baião de dois, arroz de cuxá, além de bolos e doces locais. Também se destaca o churrasco de carne bovina com mandioca. Os peixes também tem sua importância gastronômica, sendo muito comum o pacu, dourado, pintado e tambaqui. Pratos que também são comuns são os feitos com pequi, como arroz ou galinha com pequi, além da panelada, comida regional muito comum na região, encontrada em muitos pontos da cidade.

Fontes: Ascom Imperatriz, Ascom Governo do Maranhão e Wikipédia

Conheça mais sobre Imperatriz
Destinos Maranhão
Publicidade