Panelada

Panelada Cearense - Foto: Divulgação
Panelada Cearense - Foto: Divulgação

A panelada é mais uma amostra da criatividade da culinária cearense. Normalmente é feito com bucho e tripas de boi, mas também pode levar patas e linguiça de boi. Este cozido tem um tempero forte, com pimentas, cheiro verde, sal e alho, além de levar pimentão e tomates.

 A receita desta semana do NE Rural é uma boa pedida para quem quer recuperar as energias após o carnaval. A panelada, prato tradicional do Nordeste, ajuda a recuperar as energias e a curar ressaca.

Ingredientes:

- 2,5 kg de bucho
- Uma unha de boi com cartilagem
- ½ kg de tripa fina e limpa
- 2 cebolas grandes
Um pimentão e meio
- Cheiro verde
- Cebolinha
- Sal
-  Alho
- Cominho
- Colorau
- 6 tabletes de caldo de carne
- 200 ml de vinagre
- 3 litros de água
- ½ de farinha
- 1 litro de caldo da panelada

Como fazer

Acrescente as verduras e o tempero na panela com três litros de água. Em seguida, acrescente a unha de boi, o bucho. A panelada deve ficar no fogo por três horas. Quando o caldo estiver consistente e o bucho mole, é sinal de que o prato está pronto.

Para preparar o pirão, pegue outra panela e adicione um litro de caldo fervendo, a farinha e mexa bem. Pronto, sirva a panelada em um prato fundo com pirão e arroz branco.

 

Fonte: G1 Ceará

Panelada Cearense - Foto: Gustavo Sampaio (Divulgação)
Panelada Cearense - Foto: Gustavo Sampaio (Divulgação)
Panelada Cearense - Foto: Divulgação
Panelada Cearense - Foto: Divulgação
 Veja também
A paçoca cearense é só uma das receitas que usa esse ingrediente tão famoso. A carne-de-sol é frita e misturada com farinha de mandioca.Saiba mais
O doce de caju é o mais comum e tem um grande tempo de preparo, apesar de ser bem caseiro.Saiba mais
Muitos dos seus pratos são comuns em outros estados nordestinos, porém o estado possui alguns sabores bem únicosSaiba mais
Destinos Ceará
Publicidade