Lagos e Lagoas

Lagoas do Uruau (Beberibe) Foto: Licia Tur
Lagoas do Uruau (Beberibe) Foto: Licia Tur

Principais Lagos e Lagoas do Ceará:

Manter lagos e riachos preservados, sem canalizá-los, contribui com o clima, além de proteger a biodiversidade, não só dos peixes, como da arborização em suas margens. Em alguns bairros de Fortaleza, o banho de lagoa ou a prática da pesca ainda costumam ser opção de lazer, principalmente aos finais de semana. A Lagoa da Maraponga, localizada no bairro de mesmo nome, é uma das que mais atrai frequentadores:

Lagoa da Messejana
localiza-se no bairro da Messejana, em Fortaleza, estado do Ceará, no Brasil. Esta faz parte da bacia do Rio Cocó. O seu espelho d'água tem 33,7 hectares e um volume de mais de 865 mil metros cúbicos de água constituíndo-se na segunda maior lagoa da cidade. Em seu entorno encontra-se o Mercado da Messejana, o Clube da Caixa de Fortaleza e o Terminal Integrado da Messejana. O seu espelho d´água emoldura a maior estátua de Iracema de Fortaleza. A figura representa a personagem imortalizada pela pena de José de Alencar, e as suas formas foram inspiradas, conforme um concurso para esse fim, nas da modelo brasileira Natália Nara.

Lagoa do Opaia
É uma lagoa localizada na cidade de Fortaleza, Brasil, no bairro Vila União. De acordo com moradores do bairro, a lagoa é encantada além de fazer pequenas ondas, chama a atenção também o fato de morte por afogamentos ser apenas de homens. Diz a lenda que uma mulher foi morta pelo marido e jogada na lagoa, o corpo nunca apareceu, supõe-se que a mesma sempre vem 'buscar' homens em forma de vingança.

Lagoa da Parangaba
É a maior lagoa em volume de água de Fortaleza, capital do Ceará. A lagoa dá nome ao bairro da Parangaba e em sua vizinhança está vários equipamentos públicos e empresas. O terminal de metro urbano da Lagoa e O Ginásio da Parangaba tem vista para a lagoa. A Lagoa também é conhecida pela feira que se realiza todos os domingos em área urbanizada na margem da mesma - a Feira dos pássaros.

Lagoa da Precabura
É um manancial localizado na divisa entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, Brasil. Com rico ecossistema, no qual se destacam as áreas de carnaúbas, de dunas e a grande variedade de espécies aquáticas, a lagoa é considerada o maior espelho d'água da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

 Veja também
Sem dúvidas as principais atrações são as praias. Mas quem pensa que o chamariz do Estado se restringe somente a areia e água salgada está muito enganado. O Ceará conta, acreditem, com uma...Saiba mais
O Ceará, recebe milhares de turistas durante todo o ano e, em especial, nos períodos de alta estação. O Ceará oferece mil e uma atrações para quem o visita. Conhecê-lo é certeza de vivenciar fortes emoções...Saiba mais
Os rios cearenses secam durante o período das secas, por isso são chamados de temporários. O principal rio daquele estado é o Jaguaribe. Este rio é responsável pela drenagem das regiões central, sul e...Saiba mais
Destinos Ceará
Publicidade