Cachoeira do Cipó (Guaramiranga) Foto: Reprodução Diário do Nordeste |
Principais Cachoeiras do Ceará:
Inspiradoras, relaxantes, ótimas para acabar com o estresse: não é à toa que as cachoeiras são atrações turísticas em vários destinos. Uma ótima pedida para quem gosta de aventura, curtir a natureza e depois se esbaldar em um delicioso banho de água doce. E aqui no Ceará, existem diversas cascatas espalhadas por todo o Estado, umas grandes, outras pequenas, algumas com águas claras ou mais escuras, cada uma com suas características. Cenários ideais para repor as energias e apreciar paisagens com as quais os cearenses estão pouco familiarizados, dada a preferência às praias.
Nos municípios de Baturité e Guaramiranga, há opções tanto para quem quer apenas tomar um bom banho e apreciar a vista quanto para quem gosta de curtir a adrenalina em trilhas e esportes radicais, como o rapel na cachoeira. São dezenas delas, contudo, selecionamos as principais:
Cachoeira do Chuvisco
É uma cachoeira brasileira situada no distrito de Gado dos Ferros, município de Palmácia, no estado do Ceará, ela tem uma piscina natural, e é reconhecida como uma das principais cachoeiras da Serra de Baturité. Com cerca de 15 metros de altura, faz parte do Circuito de Cachoeiras de Palmácia. É uma das principais quedas d'água da serra.
Cachoeira das Lajes
Ou simplesmente Lajes é uma cachoeira brasileira situada na zona rural do município de Palmácia, no estado do Ceará, ela tem uma piscina natural,rodeada por mata atlântica.Faz parte do Circuito de Cachoeiras de Palmácia.É uma das principais quedas d'água da serra e uma das mais bonitas da Serra de Baturité.
Cachoeira do Oratório
É uma cachoeira brasileira situada na divisa dos municípios de Palmácia e Redenção, no estado do Ceará,apresenta um belo lago formado pelas água das cachoeiras ótimo local para o banho.
Cachoeira do Cafundó
É uma cachoeira brasileira situada no município de Palmácia, no estado do Ceará. A queda d'agua forma uma piscina natural com temperatura média de 25°C. Com cerca de 15 metros de altura, faz parte do Circuito de Cachoeiras de Palmácia.É uma das principais quedas d'água da serra do Maciço de Baturité.