Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Rios

Margem do Rio São Francisco - Foto: Divulgação CVC
Margem do Rio São Francisco - Foto: Divulgação CVC

Principais Rios de Alagoas:

A bacia do Rio Mundaú possui uma área de 4 126 km², da qual 52,2 por cento no estado de Pernambuco e 47,8 por cento em Alagoas, banhando trinta municípios, metade dos quais em Pernambuco. Destes, quatro estão totalmente inseridos na bacia (Angelim, Correntes, Palmeirina e São João) e outros quatro têm a sede do município inserida na bacia (Caetés, Canhotinho, Garanhuns e Lagoa do Ouro). A outra metade dos municípios, localizados em Alagoas, dez possuem sede na bacia e nenhum está totalmente inserido.

Rio Camaragibe – rio que banha Alagoas. Próximo aos municípios alagoanos Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe.

Rio Capiá – rio que banha o estado de Alagoas.

Rio Coruripe - No estado de Alagoas leva outros nomes com rio Poção. Esse rio nasce na cidade de Palmeira dos Índios (Alagoas) e vai até o município de Coruripe. Seu trechos são rochosos. É um rio perene ou seja não seca e é o primeiro rio que corre para o Atlântico em Alagoas.

Rio Ipanema - O Rio Ipanema é um rio que banha Alagoas e Pernambuco. A bacia hidrográfica do rio Ipanema está localizada em sua maior parte no Estado de Pernambuco, com sua porção sul no Estado de Alagoas, onde se estende até o rio São Francisco.

Rio Manguaba – A bacia do rio Manguaba localizada no Estado de Alagoas, Brasil tem área estimada em 352km², drenando parte dos municípios de Novo Lino, Jundiá, Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras. Desde a sua nascente o rio percorre zonas rurais.

Rio Marituba – rio que banha o estado de Alagoas. Nasce na Lagoa Grande, no distrito de Salomé, no município São Sebastião, tem 37km de extensão. Desemboca na Barra da Laranjeira, entre as cidades Penedo e Piaçabuçu.

Rio Moxotó – rio brasileiro que banha os estados de Alagoas e Pernambuco, para o qual serve de divisa entre os estados. Nascido no município de Sertânia (PE), ele segue seu curso d'água pelos municípios de Ibimirim, Inajá, Tacaratu

Rio Mundaú – rio brasileiro que banha os estados de AL e PE. 'Mundaú', em tupi quer dizer 'lagoa grande'. O rio Mundaú nasce no município de Garanhuns (PE) e desemboca na Lagoa Mundaú (AL), o que o torna um rio federal. A bacia do rio Mundaú possui uma área de 4.126 km2, da qual 52,2% no estado de Pernambuco e 47,8% em Alagoas, banhando 30 municípios, metade dos quais em Pernambuco. Destes, quatro estão totalmente inseridos na bacia (Angelim, Correntes, Palmeirina e São João) e outros quatro têm a sede do município inserida na bacia (Caetés, Canhotinho, Garanhuns e Lagoa do Ouro). A outra metade dos municípios, localizados em Alagoas, dez possuem sede na bacia e nenhum está totalmente inserido.

Rio Santo Antônio Grande – banha o estado de Alagoas. Divide o município Barra de Santo Antônio.

Rio São Francisco – tem sua foz iniciada na Serra da Canastra, MG, e delimitase por quase todos os estados nordestinos, com exceção de Piauí e Maranhão.Com 2.800 km de extensão, e drenando uma área de aproximadamente 641.0 km2, o rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, desemboca no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora(MG) e Juazeiro(BA)/Petrolina(PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas(AL) e a foz, no Oceano Atlântico.

O rio São Francisco banha cinco estados, recebendo água de 90 afluentes pela margem direita e 78 afluentes pela margem esquerda, num total de 168 afluentes, sendo 9 deles perenes. É um rio de grande importância econômica, social e cultural para os estados que atravessa. Os trechos navegáveis estão no seu médio e baixo cursos. O maior deles, entre Pirapora e Juazeiro – Petrolina, com 1371 km de extensão, pode ser analisado em três subpartes, devido a algumas características distintas de seus percursos. O primeiro subtrecho, que se estende de Pirapora até a extremidade superior do reservatório de Sobradinho, próximo à cidade de Xique-Xique, tem 1.074 km de extensão.

Margem do Rio São Francisco - Foto: Divulgação CVC
Margem do Rio São Francisco - Foto: Divulgação CVC
 Veja também
O Rio Jequiá é o principal rio do município de Jequiá da Praia e forma no seu encontro com o Oceano Atlântico uma bela laguna conhecida como Lagoa do Jequiá. Toda a zona compreendida entre...Saiba mais
Famoso em Maceió, o passeio pelas ilhas da Lagoa Mundaú arranca opiniões divergentes dos visitantes. O passeio, com duração de 4 a 5 horas, consiste em um trajeto de barco pelas ilhas fluviais dessa...Saiba mais
Maragogi, o segundo polo turístico do estado do Alagoas, que fica no meio do caminho entre Maceió e Recife, no litoral norte. Conhecida como o Caribe brasileiro, a vila chama a atenção pelo mar cristalino...Saiba mais
Destinos Alagoas
Publicidade