Cachoeiras

Cachoeira do Tiririca - Foto: Ariston Denison
Cachoeira do Tiririca - Foto: Ariston Denison

Principais Cachoeiras de Alagoas:

Alagoas é famosa por suas praias, o que de certa forma desvia a atenção de potenciais turísticos impressionantes no interior do estado. A Cachoeira do Anel no município de Viçosa é um bom exemplo disso. Localizada as margens do Rio Paraíba, a cidade de Viçosa com seu casario colonial e rica cultura popular está inserida na região serrana dos quilombos, Zona da Mata alagoana. A cachoeira se encontra no povoado do Anel, Fazenda Cachoeira Grande, e é formada pelo Rio Caçamba, que faz parte da bacia do Paraíba.

Cachoeira do Anel - Viçosa
O lugar não tem nenhuma infra-estrutura para turismo e fica localizado em área particular. É extremamente recomendado entrar em contato com empresas de ecoturismo como a Gato do Mato Expedições, citada em dica anterior sobre atividades ao ar livre no estado.

Pra quem quiser ir por conta própria só é possível chegar de carro. Siga a estrada para Paulo Jacinto desde Viçosa. Logo depois da entrada pra Chã Preta avista-se o povoado do Anel, vire a direita na estrada de terra ao lado do ponto de ônibus e siga até o final sem desviar. O município de Viçosa fica no vale do Paraíba, Zona da Mata alagoana, região serrana dos quilombos, distante 86 km de Maceió. Acesso pela rodovia AL-210.

Cachoeira do Tiririca - Murici

Em Murici, um santuário ecológico situado na fazenda Boa Sorte preserva além de árvores e aves remanescentes da Mata Atlântica uma beleza natural de nome curioso: a Cachoeira da Tiririca.
Localizada na pequena cidade de Murici, a cerca de 80 quilômetros de Maceió, a Cachoeira do Tiririca é um dos principais pontos de turismo radical no estado de Alagoas. O local oferece ótimas condições para trekking e técnicas verticais. Para se chegar até a cachoeira, é necessário caminhar por cerca de uma hora e meia em meio à Mata Atlântica. Mas a aventura não termina por aí. A queda da Cachoeira da Tiririca, de aproximadamente 85 metros, é própria para o rapel.
 
Cachoeira da Tiririca é beleza natural pouco explorada em Murici. Depois de 2,5 km de trilha mata adentro, reportagem do Alagoas Boreal conheceu santuário ecológico situado na fazenda Boa Sorte; no local, rapel e hospedagem são oferecidos.
 Veja também
O Rio Jequiá é o principal rio do município de Jequiá da Praia e forma no seu encontro com o Oceano Atlântico uma bela laguna conhecida como Lagoa do Jequiá. Toda a zona compreendida entre...Saiba mais
Maragogi, o segundo polo turístico do estado do Alagoas, que fica no meio do caminho entre Maceió e Recife, no litoral norte. Conhecida como o Caribe brasileiro, a vila chama a atenção pelo mar cristalino...Saiba mais
Alagoas é um dos estados mais procurados por turistas brasileiros para férias, e isso não é por acaso, o lugar impressiona por ser celeiro de espetaculares paisagens e belezas incríveis, praias paradisíacas...Saiba mais
Destinos Alagoas
Publicidade