O que fazer em Cavalcante
Umas das Cachoeiras de Cavalcante - Foto: Flavio Isaac - Goias Turismo
Umas das Cachoeiras de Cavalcante - Foto: Flavio Isaac - Goias Turismo

Em Cavalcante, são encontrados inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Composição de várias Cachoeiras
Para as Cachoeiras de Rio do Prata Localizadas a 63 km da cidade de Cavalcante, o acesso é feito pela estrada Cavalcante-Minaçu, deve-se seguir em direção ao povoado Kalunga do Vão do Moleque e tomar a esquerda no entroncamento com o povoado de São José, seguir até a casa do Sr. Gerulino, responsável pela portaria da cachoeira, possui sinalização turística em alguns trechos da estrada. A partir daí chega-se de carro a 100 m das primeiras quedas e depois segue-se a pé para as demais cachoeira para o outro conjunto de cachoeiras mais abaixo percorre-se cerca de 600 m em trilha.

Sete cachoeiras visitáveis
O complexo de cachoeiras do Rio Prata reserva belas paisagens com vários poços para banhos e vegetação muito preservada. Possui sete cachoeiras visitáveis em todo o percurso do complexo. Todas com lindos locais para banho com água verde esmeralda transparente, um dos pontos mais procurados por turistas no município. Com acesso fácil nas primeiras cachoeiras para visitantes principalmente famílias e idosos.

A primeira cachoeira com aproximadamente 6 m de altura reserva um pequeno poço para banho, com local para entrar embaixo da queda e receber uma massagem natural. A segunda cachoeira possui ótimo local para banho com profundidade média e visual para a terceira cachoeira tem aproximadamente 8 m de altura. A terceira está localizada logo abaixo da segunda cachoeira possui aproximadamente 20 m de altura com grande poço de água transparente em meio à vegetação densa e um paredão de rochas, o acesso para essa cachoeira é perigoso e necessita bom preparo para enfrentar um paredão de pedras A quarta cachoeira possui uma sequência de quedas com aproximadamente 7 m de altura com pequeno poço e locais para uma boa ducha.

Ave Maria
Localizada na Serra de Santana, próximo ao mirante da Nova Aurora, distante aproximadamente 14 km da cidade na estrada que liga Cavalcante a Minaçu, a partir daí o acesso é feito por trilha por aproximadamente. Há sinalização turística de aproximação na estrada. Pelo acesso existente através da estrada de Cavalcante para Minaçu pode-se apenas avistar a queda com grande porte e aproximadamente 120  m de altura, é possivel avistar um belo cânion para o vale do rio Almas. Apesar enorme beleza o local apresenta grande risco, pois não há infra-estrutura. No período chuvoso a cachoeira se apresenta majestosamente comgrande  volume de água.

RPPN Vale das Araras e  Cachoeira São Bartolomeu:

Rio São Bartolomeu
Com  aproximadamente 31 hectare de área, a Reserva Particular de Patrimônio Natural Vale das Araras tem como principal objetivo garantir a preservação da biodiversidade em uma das mais belas regiões de cerrado do Brasil.

Situado na zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a RPPN Vale das Araras e um dos elos da cadeia de preservação do entorno do parque, pois proporciona abrigo e fonte de alimentos para várias espécies animais que habitam a região, formando um corredor ecológico  em meio a áreas já modificadas pela ação do homem.

Trilha para cachoeira
Alem dos aspectos naturais, a RPPN também preserva um rico patrimônio histórico e cultural. Ao longo do rio São Bartolomeu encontra-se um sistema de canais  para desvio de água construído pelos Bandeirantes há mais de 200 anos para a mineração de ouro. Atualmente desativados, estes canais, ou  regos  como também são conhecidos, constituem um importante registro de nosso passado e da colonização do interior do pais.

Conheça mais sobre Cavalcante
Destinos Goiás
Publicidade