Espaço São José Liberto - Foto: Bruna Brandão (Mtur) |
Em Belém, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Enormes exemplares da flora e fauna
Para os amantes do ecoturismo, a pedida é ír ao 'Parque do Utinga' o qual possui oito trilhas de diferentes níveis de dificuldade, numa área de aproximadamente 1.300 hectares. O parque agrega em seu território, variedades enormes entre exemplares da flora e da fauna locais, como também, os lagos Bolonha e Água Preta. O lugar é excelente para caminhadas, passeios de bicicleta ou de contemplação das belezas naturais que o cercam.
Passeios pela belíssima Baía do Guajará
Bom mesmo é contemplar um lindo pôr do sol a bordo de um confortável barco em passeios pela belíssima 'Baía do Guajará' e 'Rio Guamá'. Com duração em torno de 1 hora e meia e as saídas sempre às 17h30, durante o percurso fazem parte do cenário, o 'Mercado Ver-o-Peso', 'Forte do Presépio', 'Casa das Onze janelas', 'Cidade Velha', 'Porto do Sal' e a 'Estação das Docas'.
Um importante complexo cultural
Renascido das ruinas de um antigo presídio, hoje totalmente restaurado e com algumas modificações, sendo inaugurado no ano de 2002, vale muito conhecer o 'Espaço São José Liberto'. O espaço é composto de um complexo cultural, o qual abriga o 'Jardim da Liberdade' a 'Casa do Artesão', o 'Memorial da Cela' a 'Capela São José' o 'Museu de Gemas do Pará', o 'Polo Joalheiro' e o 'Anfiteatro Coliseu das Artes'. Tudo isso num só lugar!
Milhares de plantas da Amazônia
Com inúmeras trilhas emolduradas por mais de duas mil espécies de plantas da Amazônia, não deixe de conhecer o 'Jardim Botânico de Belém', o qual também possui, Orquidário e lagos com uma variedade enorme de peixes da região.
Herança do período colonial
Grande parte das construções históricas da cidade de Belém estão reunidas no 'Complexo Turístico Feliz Lusitânia' o qual, sua visita é indispensável. Herança do período colonial, hoje se encontra totalmente restaurado e possui em seu interior, alguns museus além de espaços culturais. O complexo ainda abriga a 'Casa das Onze Janelas' e o 'Forte do Presépio. Como forte atrativo na cidade, em destaque o belo 'Theatro da Paz', que está entre um dos mais suntuosos do Brasil e fica localizado na região central.
Cutias e lagartos circulando pelo bosque
Para quem viaja com os pequenos, eles vão se encantar com as cutias e lagartos circulando pelo bosque e os bichos-preguiça dominando as árvores. Já o jacaré-açu, a onça-pintada e o peixe-boi podem ser vistos à uma certa distância, além de segura. Então, leve as crianças ao 'Parque Emílio Goeldi' e volte a ser criança. O parque abriga mais de dois mil animais e, três mil plantas de centenas de espécies.
Principal cartão-postal de Belém
O artesanato paraense em diversos pontos da cidade, como diversas lojinhas da Avenida Presidente Vargas, onde, além de encontrar bombons de frutas típicas, poderá adquirir peças indígenas como colares, arco, flecha e cestos, bem como, cerâmicas marajoara e tapajônica nos formatos de vasos, jarros ou utilitários. Já no 'Mercado Ver-o-Peso' um dos principais cartões-postais de Belém, a enorme feira livre possui centenas de barracas que oferecem produtos típicos na região, como frutas, peixes, ervas medicinais, doces, essências e pode saborear os deliciosos pratos como tacacá e açaí com peixe, num dos varios restaurantes simples do local.
Palcos deslizantes na Estação das Docas
Para quem gosta das saídas na noite, um burburinho começa ao entardecer, e traz consigo apresentações musicais diárias em palcos deslizantes na 'Estação das Docas'. Localizado bem ao lado do Ver-o-Peso, após bem restaurados, os galpões do século 19, mantendo intocadas sua estrutura em ferro inglês, hoje é um importante point turístico. Com mais de 32 mil metros quadrados, agrega restaurantes, lojas de lembrancinhas e de chocolates, além de barzinhos com som ao vivo, onde o cenário se enriquece com os antigos transportadores de carga, que ficam suspensos sobre o público.