Belo Horizonte - Cultura - Praças Históricas
Praça da Estação -região central de Bh - Foto: Leo Quintino (Licença-cc-by-sa-2.0)
Praça da Estação -região central de Bh - Foto: Leo Quintino (Licença-cc-by-sa-2.0)

Principais Praças Históricas de Belo Horizonte

Apelidada no passado de Cidade Jardim, Belo Horizonte cultiva ainda hoje sua vocação para município verde. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital mineira é a terceira cidade mais arborizada do país entre as que têm mais de 1 milhão de habitantes. O número de parques e praças públicas de Belo Horizonte refletem essa avaliação e são boas opções para lazer, descanso e contato com a natureza.

Entre as praças de Belo Horizonte, as mais frequentadas são a Praça da Liberdade, com seu conjunto arquitetônico e o Circuito Cultural no entorno; a Praça do Papa, com vista privilegiada para boa parte da cidade; a Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, um dos bairros mais culturais e boêmios da cidade; a Praça da Estação, que abriga o Museu de0 Artes e Ofícios e frequentemente é palco para shows e manifestações políticas; a Praça Floriano Peixoto, dotada de verde e de equipamentos de lazer e ginástica, e a Praça 7 de Setembro, centro nevrálgico e democrático de Belo Horizonte.

Praças em destaque são:

Praça da Liberdade
O complexo paisagistico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, e fica na região da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas.
A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Situada no ponto mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Avenida do Contorno) a praça foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos . Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos.

Praça Rui Barbosa
Localizada na região central de Belo Horizonte, a Praça Rui Barbosa é mais conhecida como Praça da Estação, por ficar em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 2004, a praça passou por obras de requalificação que introduziram pisos em placas de concreto, dois conjuntos de fontes, postes de iluminação, além de um projeto paisagístico.

werwre
Conheça mais sobre Belo Horizonte
Conheça Belo Horizonte
Publicidade