Últimos posts

Turismo acessível: 7 destinos nacionais para pessoas que possuem alguma deficiência

 28/11/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Divulgação Mtur
Foto: Divulgação Mtur

O Brasil ainda tem muito o que avançar em relação ao turismo acessível. As medidas são escassas, porém é importante difundir as informações para que esse público saiba que pode conhecer novos lugares.

Conheça cidades brasileiras que além de reservarem experiências incríveis para os viajantes, acolhem também a diversidade.

Viajar e conhecer lugares novos é uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento. As expressões artísticas, costumes, culinária e tantos outros aspectos são verdadeiras escolas. Sendo assim, ninguém deve ser excluído de tamanha oportunidade e, para isso, o turismo acessível se faz tão necessário.

O Brasil é um dos países da América Latina mais procurados por turistas do mundo todo. O clima tropical é um grande atrativo, além da cultura que abarca tradição, história e muitas misturas.

Pensando na inclusão, escolhemos 10 destinos do país para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam conhecer sem sofrer com qualquer tipo de discriminação ou falta de acessibilidade.

Publicidade: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Brasília
Nos anos 50, o então presidente Juscelino Kubitschek idealizou uma cidade que integrasse o Brasil, localizada no coração do país. Brasília, a cidade minimamente planejada, é um dos destinos mais acolhedores para quem possui algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

Com rampas de acesso, guias rebaixadas e elevadores, os turistas podem conhecer o lugar em que a história acontece em tempo real. Vale a pena visitar o Memorial JK, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e a Catedral Metropolitana.

Penha
A cidade catarinense que abriga o Beto Carrero World também é muito preparada para receber o público com necessidades especiais. Para homenagear a filha caçula do criador do parque temático, foi criado o Passaporte Kelly, que garante entrada gratuita a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, autismo, síndromes e doenças neurológicas raras, além de o acompanhante ter direito à meia-entrada.

O projeto teve início no ano de 2020 e conta, também, com a possibilidade de alugar carrinhos elétricos individuais ou para duas pessoas, a fim de facilitar a locomoção no local.

Rio de Janeiro
Se o Rio continua lindo, só visitando para saber e, enquanto brasileiros, é um dever conhecer a cidade que é palco de tantas canções, novelas, filmes, obras literárias e que, inclusive, já foi a capital do Brasil.

Os pontos turísticos mais tradicionais, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar possuem rampas de acesso, assim como o Theatro Municipal, a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional e o Museu do Amanhã.

As praias contam com o programa Praia Acessível, no qual uma equipe de guarda-vidas fica à disposição para instruir os turistas com alguma dificuldade de acesso, cedendo cadeiras anfíbias, que não afundam na areia e permitem que o indivíduo se banhe no mar, por terem a capacidade de flutuar.

Basta verificar no site da prefeitura do Rio os horários disponíveis para visitar Copacabana, Ipanema e outras praias.

Salvador
Mesmo com os tradicionais paralelepípedos das ruas do Pelourinho, as calçadas da região contam com guias rebaixadas. Além disso, lugares como o Elevador Lacerda permitem que usuários de cadeiras de rodas ou pessoas com mobilidade limitada conheçam um dos principais cartões postais da cidade.

São Paulo
Apesar de não ser a cidade mais procurada para turismo, São Paulo possui os mais diversos tipos de atrações que cabem a um centro urbano. Com museus, parques, casas de shows, espaços públicos abertos, restaurantes incríveis e pontos turísticos históricos, a cidade abriga diversidade e acolhimento.

As rampas de acesso e elevadores permitem que as pessoas conheçam mais a história do Brasil por meio de lugares como a Catedral da Sé, MASP, Museu da Língua Portuguesa, Memorial da Resistência, Pinacoteca do Estado, Parque Ibirapuera e muito mais.

Vitória
O estado do Espírito Santo possui destinos incríveis, verdadeiros paraísos naturais. A capital Vitória é um exemplo, com suas belas praias que também contam com o projeto Praia Acessível, que funciona na Curva da Jurema aos domingos, entre 8h e 13h.

Estados como Goiás têm investido em programas como o Praia Acessível, mas adaptado para seus rios. A discussão também já se tornou pauta no Pará e no Tocantins, que está entrando para o mapa do turismo nacional.

O Brasil ainda tem muito o que avançar em relação ao turismo acessível. As medidas são escassas, porém é importante difundir as informações para que esse público saiba que pode conhecer novos lugares.

 

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade