Serviços turísticos do país cresceram 4,8% em março

 15/06/2019  |  Postado por: Redação Visite o Brasil
Dona Baiana Restaurante
Dona Baiana Restaurante

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, houve crescimento nas atividades hoteleiras e de restaurantes, que estão nos serviços prestados às famílias, bem como na locação de automóveis, que faz parte dos serviços complementares.

As atividades turísticas cresceram 4,8%, no mês de março, se comparado a fevereiro deste ano. O bom resultado também foi registrado no acumulado em 2019, onde o setor do turismo registrou alta de 3,5%, frente a igual período de 2018. A pesquisa foi divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento em março foi observado em 11 das 12 unidades da federação em que esse indicador é estudado, com destaque para Distrito Federal (18,2%), Santa Catarina (12,2%), Rio de Janeiro (7,9%) e São Paulo (3%). Já nos três primeiros meses do ano, cinco dos 12 estados investigados registraram taxas positivas, com destaque para Ceará (10,6%), São Paulo (9,8%) e Pernambuco (2,2%).

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o estudo demonstra que os resultados das ações nos cinco primeiros meses de gestão começam a aparecer. “Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país. O presidente Jair Bolsonaro tem colocado o setor de viagens no centro da agenda estratégica do Brasil e temos atacado gargalos históricos para o setor como a isenção do visto e a abertura do mercado às companhias aéreas internacionais. Tudo isso contribui para resultados como estes”, ressalta o ministro.

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, houve crescimento nas atividades hoteleiras e de restaurantes, que estão nos serviços prestados às famílias, bem como na locação de automóveis, que faz parte dos serviços complementares. Outro indicador de que as atividades relacionadas ao turismo tiveram peso positivo está nos transportes aéreos, que tinham registrado -15,8% em fevereiro e subiram 12,2% em março.

O Carnaval teve influência positiva nas viagens de avião, segundo o estudo do IBGE. Os hotéis, restaurantes e empresas no ramo de entretenimento influenciaram positivamente os serviços prestados às famílias (4,4%), em relação a março de 2018. Nesse caso específico, na avaliação do IBGE, o feriado prolongado pode ter um efeito positivo nas atividades analisadas, porque as famílias aproveitam para viajar e usufruir da gastronomia local.

O feriado favoreceu o turismo, mas pressionou os demais segmentos de forma negativa. Enquanto o turismo avançou 1,9% na comparação com março do ano passado, os serviços em geral registraram -2,3%, a queda mais intensa desde maio de 2018.

 

Mintur
Geraldo Gurgel

Por: Redação Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade