São João do Nordeste - Principais destinos para curtir as Festas Juninas

 18/06/2017  |  Postado por: Jussara Assuncao
Festival de quadrilhas em Caruaru-Pe - Foto: Janine Moraes (Minc)
Festival de quadrilhas em Caruaru-Pe - Foto: Janine Moraes (Minc)

Apesar do São João ser comemorado nos dias 23 e 24, nas principais cidades do Nordeste, em que as tradicionais festas juninas acontecem, há eventos durante todo o mês de junho e, em alguns outros, se estendem até 10 de julho.

Se você quer viajar para curtir o melhor das festas juninas, a região do Brasil mais indicada é o Nordeste. Com uma grande riqueza folclórica em suas festas e a fabricação de uma deliciosa culinária junina, o São João do Nordeste é o destino mais procurado pelos turistas durante o mês de junho. É a região mais rica em opções especiais para desfrutar da mais tradicional e legitima festa de São João.

Entre os destinos mais procurados estão: Campina Grande-PB; Salvador e interior-BA; Caruaru e Recife-PE; São Luiz no Maranhão-MA e algumas cidades do Estado de Sergipe.

Com uma característica única em cada estado, os eventos são recheados de alta gastronomia rica em comidas típicas, músicas de raiz e forró pé de serra.

Cidades pequenas do interior, como Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba e Estância em Sergipe, mantém as tradições de décadas e contagia o público com sua cultura nativa e suas comidas típicas. Todas essas cidades são conhecidas por promoverem grandes festas juninas e apostam nos mega eventos para atrair turistas de todo país e gerar renda na economia local.

Apesar do São João ser comemorado nos dias 23 e 24, nas principais cidades do Nordeste, em que as tradicionais festas juninas acontecem, há eventos durante todo o mês de junho e, em alguns outros, se estendem até 10 de julho, com as denominadas ressacas juninas. 

O portal 'Visite o Brasil' relacionou a seguir, os principais destinos juninos. Confira:

Campina Grande-PB
A programação do São João de Campina Grande, que é conhecido como o “Maior São João do Mundo”, inicia no dia 05 de junho e encerra 05 de julho - um mês de festas. O evento é chamado também de Quartel General do Forró e vai unir esse ano festejos tradicionais, inovação, tecnologia e homenagens a grandes artistas.

O São João de Campina Grande, atrai mais de 1 milhão de pessoas anualmente. A estrutura da festa é montada no Parque do Povo e todos os anos traz um leque de novidades que buscam enraizar a essência cultural do evento.

Bem antes da criação do evento, já se dançava forró comemorando o São João de Campina Grande. As festas dos santos São João, Santo Antônio e São Pedro eram comemoradas entre familiares e amigos os quais eram convidados para as festas particulares, em volta de belas e enormes fogueiras. Também acontecia dança de forró pé de serra em diversos sítios, pequenas propriedades rurais e fazendas.

Essa importante aposta na iniciativa de promover o São João de Campina Grande, tomada pelo ex-prefeito Enivaldo Ribeiro e depois poeta-prefeito Ronaldo Cunha Lima e sua equipe de governo, teve uma forte repercussão, projetando a cidade no calendário do turismo de eventos do País e levando a EMBRATUR a incluir e consagrar a marca 'Maior São João do Mundo' entre os principais festejos populares brasileiros.

Na grade de programação do São João de Campina Grande, tem como destaque o 'Expresso do Forró', um passeio de trem que é realizado nos finais de semana do evento e que conduz os seus passageiros da Estação Velha, em Campina, até o distrito de Galante, um belo lugarejo repleto de turistas, onde a animação toma conta das ruas.

O São João de Campina Grande também dispõe de diversas outras atrações, das quais, o 'Parque do Povo' vira palco de casamento, onde durante o dia de Santo Antônio, são realizados inumeros casamentos em conjunto, no conhecido 'Casamento Coletivo', onde as pessoas com baixo poder aquisitivo realizam o sonho do casamento, com toda a despesa custeada pela Prefeitura da cidade.

Caruaru-PE
O São João de Caruaru geralmente ocorre entre os dias 30 de maio e 29 de junho e grandes nomes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença fazem o grande show de abertura dos festejos juninos. Grandes nomes da música brasileira se fazem presentes, além dos melhores artistas da região que fortalecem a cultura local. Nos polos do evento, há inúmeras opções de atividades que envolvem dança, música e muitas comidas típicas.

Localizado a 130 km da capital Recife e com uma população de aproximadamente 349,602 habitantes, segundo dados do IBGE, a cidade de Caruaru também é conhecida como “Capital do Agreste”, “Capital do Forró” e “Princesinha do Agreste”. O município que foi fundado em 1857, apresenta uma das maiores e melhores festas de São João do Brasil e concentra o principal polo turístico, acadêmico e cultural da região.

Salvador-BA
O São João de Salvador inicia sempre no dia 20 de junho e a cada ano que passa, a prefeitura de Salvador e o Governo do Estado tem buscado transformar os festejos em uma festa nacional, competindo com outras grandes festas que acontecem no Nordeste do país para atrair mais turistas.

A programação do São João de Salvador e demais cidades da Bahia onde a festa é tradicional, sempre contratam grandes atrações a nível nacional como Aviões do Forró, Zezé Di Camargo e Luciano, Michel Teló, dentre muitos outros renomados. Os shows acontecem no Centro Histórico de Salvador e atrai milhares de turistas. Há também, Concurso de quadrilhas, apresentações de trios, maracatus e boi-bumbá.

Interior da Bahia
Outros municípios da Bahia também são famosos e atraem milhares de baianos, soteropolitanos e turistas de todo o Brasil, à exemplo de Cruz das Almas e Bomfim que mantem viva as tradicionais guerras de espadas (fogos de artifícios) em diversos pontos da cidade. Já em outras cidades baianas como Amargosa e Santo Antônio de Jesus, se mantém forte as suas tradições em festas juninas, onde se apresentam grandes atrações musicais de nivel nacional.

Recife-PE
A capital de Pernambuco dedica o mês de junho ao ritmo que toma conta dos corações dos nordestinos, o forró. Tem o Trem do Forró, que ja conta com 25 anos de tradição, encantando visitantes. Além disso, as ruas da cidade são tomadas por manifestações culturais típicas e barracas com o melhor da culinária local.

São Luis-MA
As festas juninas de São Luiz do Maranhão reúnem manifestações culturais de diversas etnias. Ao invés do forró e das quadrilhas, as principais atrações da capital maranhense estão ligadas ao bumba-meu-boi.

Com belas fantasias, música contagiante, enredo e muita animação, a festa na cidade histórica reúne elementos culturais de negros, indígenas e portugueses, onde todos os anos a programação conta com diversas atrações que mostram a diversidade de ritmos, sotaques, cores e folguedos que compõem o mosaico da cultura popular maranhense.

Estância-SE
A cidade de Estância é conhecida como a Capital Brasileira do 'Barco de Fogo', (tombado como Patrimonio Cultural Imaterial de Sergipe) um artifício amarrado ao arame esticado num grande percurso da avenida, que desliza majestosamente iluminando o céu da cidade e atraindo a atenção de turistas e visitantes, o qual, segundo historiadores estancianos, fora criado por um fogueteiro conhecido na região como Chico Surdo.

Ao longo dessas últimas décadas o município vem lutando para manter e dar continuidade às suas atrações culturais que tem como magestade o 'Barco de Fogo' . Tem também a guerra de Busca-pés e Espadas; o desfile das batucadas, dos sambas de coco e quadrilhas, sem falar nos grandes shows com artistas da terra e também a nível nacional.

O São João da cidade de Estância também é famoso por sua rica gastronomia junina, onde nessa época do ano a mesa dos Estancianos ficam repletas de milho cozido, milho assado, canjica, arroz doce, maniçoba, bobó de camarão, caruru, mungunzá, amendoim, bolos de puba, macaxeira e milho. Há também uma grande fartura de licor - bebidas compostas a partir dos sabores das frutas da região.

Aracaju-SE
A capital Aracaju também tem sua tradicional festa de São João conhecida como 'Forrócaju' e a cidade cenográfica 'Vila do Forró' que é montada todos os anos na famosa Orla de Atalaia. O Forrócaju atrai turistas de todas as partes do Brasil afim de assistirem a grandes shows com atrações regionas e a nível nacional.

Esse ano, infelizmente, por conta da forte crise politica e econômica que se apossou do país, nao acontecerá o 'Forrócaju', mas a 'Vila do Forró' já está sendo montada na Orla de Atalaia para receber os turistas com o delicioso forró pé de serra e muitas comidas típicas sergipanas.  

 

Por: Jussara Assuncao
Estancia / SE
Jornalista MTB-Ba 4840, Prêmio Qualidade Tribuna do Interior - (4o ano consecutivo) Poeta, Diretora de Jornalismo Revista Visite a Bahia e Sergipe também; Editora Revista do Desenvolvimento Prefeitura Estância (Se) e Colaboradora diversos jornais de Sergipe há 30 anos.
TAGS:  ,  
São Luis do Maranhão - São João do Bumba-Meu-Boi - Foto: (Divulgação)
São Luis do Maranhão - Cazumbas - Foto: Jesus (Divulgação)
São Luis do Maranhão - Cazumbas - Foto: Jesus (Divulgação)
São Luis do Maranhão - São João do Bumba-Meu-Boi - Foto: Lauro Vasconcelos
Salvador - São João no Pelô - Foto: Sectur
Salvador - São João no Pelô - Foto: Amanda Oliveira (Gov-ba)
Salvador - São João no Pelô - Foto: Sectur
Salvador - São João no Pelô - Foto: Amanda Oliveira (Gov-ba)
Estancia-Se - Show de Buscapé - Foto: Parabólica News
Estancia-Se - Show de Barco de Fogo - Foto: Emsetur
Estancia-Se - Show de Barco de Fogo - Foto: Emsetur
Caruaru - Festival de quadrilhas - Foto: Rafael Lima - Prefeitura
Caruaru - Festival de quadrilhas - Foto: Janine Moraes - Min da Cultura
Campina Grande - Foto: Ministério do Turismo
Campina Grande - Fogueira cenográfica - Foto: Brunos Prack
Campina Grande - Festival de quadrilhas - Foto: Prefeitura
Campina Grande - Festival de quadrilhas - Foto: Prefeitura
Campina Grande - Casamento Coletivo - Foto: Cherem Tur
Aracaju - Forrocaju - Foto: Sectur-Se
Aracaju-Festival de quadrilhas - Foto: Andre Moreira (Prefeitura de Aracaju)
VER TODAS MATÉRIAS
Publicidade