Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Projeto Experiências do Brasil Rural conclui diagnóstico nos roteiros contemplados

 17/07/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Propriedade rural - Venda Nova do Imigrante-ES. Crédito: Vitor Jubini/MTur Destinos
Propriedade rural - Venda Nova do Imigrante-ES. Crédito: Vitor Jubini/MTur Destinos

O diagnóstico dos roteiros indica necessidades como roteirização, acolhimento, infraestrutura, limpeza e higiene, além de sustentabilidade financeira. Por meio do projeto, oito roteiros turísticos de quatro regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia, receberão apoio técnico.

Após uma análise que englobou a aplicação de questionários e a realização de oficinas participativas, equipes do Projeto Experiências do Brasil Rural apresentam, nesta semana, o diagnóstico dos roteiros contemplados. O objetivo é expor pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramento dos locais alvos do projeto, uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Experiências do Brasil Rural busca impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros. O diagnóstico contemplou quatro dimensões neste sentido: Experiência, Hospitalidade, Qualidade Técnica e Gestão & Marketing.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, lembra que o turismo rural é uma das grandes tendências de viagens no pós-pandemia e garante empenho por avanços. “O nosso país tem diversos atrativos rurais capazes de encantar tanto brasileiros quanto estrangeiros, principalmente a partir da retomada das atividades turísticas. Precisamos estruturar adequadamente a oferta de produtos associados ao campo, favorecendo a inclusão social, a geração de emprego e renda e o fluxo turístico nos nossos destinos rurais”, sustenta.

O diagnóstico dos roteiros indica necessidades como roteirização, acolhimento, infraestrutura, limpeza e higiene, além de sustentabilidade financeira. Por meio do projeto, oito roteiros turísticos de quatro regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia, receberão apoio técnico para estruturar destinos e empreendimentos da agricultura familiar, comercializar produtos e serviços e promover o turismo rural.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, ressalta que a iniciativa busca converter potencialidades do campo em oportunidades a agricultores e atrativos a visitantes. “Um destino rural estruturado, com a oferta de bons produtos e serviços aos turistas, movimenta toda a economia de uma região. Este é o nosso objetivo, além de valorizar características históricas, culturais e ambientais dos destinos”, observa.

Os roteiros contemplados são a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Saberes, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. A meta é inserir produtos rurais em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato, entre outros espaços.

Mtur
André Martins

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade