Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

'Nenhum país tem o potencial para o turismo de natureza como o nosso', diz ministro do Turismo

 17/04/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Crédito: Roberto Castro/MTur
Crédito: Roberto Castro/MTur

Em complemento, Gilson Machado Neto destacou o papel do setor na recuperação econômica. 'O turismo tem condição de ser tão ou mais importante para a economia do que o agronegócio. O PIB do turismo é de apenas 8% e mesmo neste patamar empregamos 7 milhões de brasileiros. Temos a capacidade de crescimento rápido e de ser um motor da economia'.

Durante live transmitida pelas redes sociais na última terça-feira (13.04), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, debateu as perspectivas de retomada do setor no país com a deputada Aline Sleutjes (PR). “O turismo foi o primeiro setor a ser afetado e, na parte de eventos, deve ser o último que vai se recuperar. Mas não tenho dúvidas que tem uma luz no fim do túnel. Nenhum país tem o potencial para o turismo de natureza como o nosso”, destacou Machado Neto.

O turismo de natureza é considerado uma tendência para o período pós-pandemia de Covid-19. Segundo o ministro do Turismo, um levantamento do Google mostra que antes da Covid-19, 10 a cada 100 buscas eram sobre turismo de natureza. Após o início da pandemia esse número saltou para 54, o que demonstra como é possível crescer com o melhor aproveitamento da diversidade e belezas naturais presentes no Brasil.

“Qual país tem seis biomas? Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Nós ainda temos nossa Amazônia Azul com mais de 8 mil quilômetros de costa, temos mais de 37 mil quilômetros de rios e temos ainda a maior fauna de peixes do mundo”, destacou o ministro.

Gilson Machado Neto pontuou ainda as ações realizadas pelo governo federal em apoio ao setor de turismo no país. “Desde o início agimos muito rápido focados na manutenção dos postos de trabalho, através do pagamento do auxílio emergencial, da flexibilização da jornada de trabalho e da suspensão temporária dos contratos de trabalho, com a MP 936 que salvou muitos empregos. Também atuamos na garantia dos direitos dos consumidores para remarcação dos serviços e, ao mesmo tempo, evitar a falência em massa dos prestadores através da MP 948, que foi reeditada. Destinamos ainda R$ 5 bilhões através do Fungetur para 29 instituições financeiras em todo o país”, exemplificou.

Anfitriã da transmissão, a deputada federal Aline Sleutjes destacou a relevância do setor de turismo no Brasil. “A gente sabe que o turismo gera muita renda, dá condições de empregabilidade, desenvolvimento industrial. O turismo é maravilhoso, corresponde a 9,3% do PIB mundial e no Brasil é responsável por 8% da nossa economia”, disse.

Em complemento, Gilson Machado Neto destacou o papel do setor na recuperação econômica. “O turismo tem condição de ser tão ou mais importante para a economia do que o agronegócio. O PIB do turismo é de apenas 8% e mesmo neste patamar empregamos 7 milhões de brasileiros. Temos a capacidade de crescimento rápido e de ser um motor da economia. Temos uma cadeia hoteleira pronta com mais de 45 mil hotéis, uma estrutura aeroportuária pronta, BRs prontas e potencial para gerar emprego nos 52 segmentos do turismo”, citou.

 

Mtur
Amanda Costa

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade