Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

'Nada se compara ao Brasil no tocante a cruzeiros marítimos e turismo náutico', afirma ministro

 22/05/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

'Contem com o Ministério do Turismo, com a Embratur e com o governo federal. Nós vamos fazer do Brasil um país mais atrativo para essa modalidade de turismo, que é um sucesso em todo o mundo. Nada se compara ao nosso país no tocante ao potencial para cruzeiros marítimos e ao turismo náutico', ressaltou o ministro.

O Ministério do Turismo participou, nesta sexta-feira (21.05), de audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados sobre o cenário atual e as perspectivas do setor de cruzeiros marítimos no Brasil. Representantes do MTur têm participado de diversos debates na Câmara acerca de temas que envolvem a retomada do turismo com o objetivo de apoiar a troca de ideias e a criação de soluções que ajudem o setor a se recuperar.

Em agenda oficial no Maranhão, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enviou um vídeo especialmente à Comissão para declarar apoio ao setor de cruzeiros, atividade essencial para a criação de emprego e geração de renda no país. “Contem com o Ministério do Turismo, com a Embratur e com o governo federal. Nós vamos fazer do Brasil um país mais atrativo para essa modalidade de turismo, que é um sucesso em todo o mundo. Nada se compara ao nosso país no tocante ao potencial para cruzeiros marítimos e ao turismo náutico', ressaltou o ministro.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, participou do encontro e destacou a promoção do turismo brasileiro como ferramenta fundamental para fomentar o setor. “A Embratur está trabalhando junto com o Ministério do Turismo e demais ministérios para que a gente possa, com essa união, fortalecer cada vez mais o nosso setor. O Brasil é muito desejado por todos os países e, por isso, precisamos investir na promoção dos nossos destinos”, comentou.

Na ocasião, o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, Higor Guerra, apresentou ações que estão sendo desenvolvidas pela Pasta, como o grupo técnico do Turismo pelas Águas que integra o Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur. Por meio do grupo são discutidos temas como turismo náutico de cruzeiros, revisão da Política Marítima Nacional, estruturas de instalações de apoio náutico, redução da carga tributária, dentre outros.

Em sua fala, o diretor do departamento de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, João Ruettimann, explicou que um dos desafios é atrair os turistas de longa distância. “80% da demanda turística internacional acontece a menos de 2 mil km da origem do turista. O nosso trabalho, junto com a Embratur, é saber como podemos capturar os 20% restantes para as longas distâncias”, comentou.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, também participou da audiência e destacou o potencial do setor no mundo, alegando que o Brasil é um dos países menos procurados por cruzeiristas internacionais. “Hoje, são mais de 260 navios circulando em todo o mundo, o que representa 560 mil leitos. Temos que atrair estes navios para a costa brasileira. Nós temos quase 8 mil quilômetros de costa e quase 50 mil quilômetros de vias navegáveis interiores, então dá para desenvolvermos muito esse setor no Brasil”, disse.

Também participaram da audiência pública a coordenadora de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade do Ministério do Turismo, Valesk de Castro Rebouças; o coordenador especial de Turismo Náutico da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gentil Venâncio Filho; o diretor de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Otto Burlier; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catariana (SANTUR), Leandro Mané Ferrari; o representante do Píer Mauá, Américo Relvas; além dos parlamentares membros da comissão. 

 

Mtur
Vanessa Castro

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade