Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Anvisa define protocolos sanitários para a retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil

 30/10/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Arquivo Mtur
Foto: Arquivo Mtur

Os parâmetros foram definidos a partir de reuniões com representantes do Ministério da Saúde, dos conselhos nacionais de secretarias estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems) e com associações e empresas que operam os cruzeiros marítimos no país.

O mês de novembro se aproxima e, com ele, o retorno de uma das atividades mais importantes para o turismo. A partir da próxima semana, os cruzeiros voltarão a navegar na costa brasileira, reaquecendo o segmento de turismo náutico do país. A volta das embarcações foi autorizada pelo governo federal no início do mês e, nesta sexta-feira (29.10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu os protocolos sanitários que viabilizam a operacionalização dos navios no Brasil.

“Mais um importante passo para a retomada do turismo em nosso país! O setor aéreo já está registrando altas consecutivas no número de passageiros e o setor rodoviário tem previsão de alcançar índices pré-pandemia ainda este mês. Agora é a vez dos cruzeiros retomarem suas atividades e contribuir para a geração de emprego e desenvolvimento no Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Publicidade: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, comemorou a decisão da Anvisa. “Estamos prontos para navegar e muito felizes de acompanhar o retorno dos cruzeiros ao Brasil, tanto pela importância do nosso setor para a economia e para a geração de empregos, quanto pela oportunidade de oferecer as mesmas experiências únicas e memoráveis que as pessoas apaixonadas por cruzeiros estão acostumadas a vivenciar, e para tantas outras que viverão esses momentos pela primeira vez”, comentou. “Reforçamos nossos agradecimentos por todo trabalho e empenho dos Ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo e Casa Civil, à Embratur, à Anvisa, à Antac, além do apoio e parceria de todos os estados e municípios que fazem parte da temporada', completou Ferraz.

Entre as principais medidas estabelecidas pela Anvisa estão a ocupação máxima de 75% da embarcação; distanciamento entre grupos de viajantes de, no mínimo, 1,5 metro; tripulantes e passageiros vacinados, desde que elegíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI); uso obrigatório de máscaras a bordo e em terminais de passageiros; realização de testagem diária contra a Covid-19 de, pelo menos, 10% da tripulação e 10% dos passageiros; entre outras.

Além destes critérios, a Agência condiciona a atuação das embarcações a fatores como edição de planos de operacionalização pelos governos locais, que estabeleçam as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa; o cumprimento das regras previstas na Portaria do Ministério da Saúde nº 2.928, publicada na última quinta-feira (28.10), que trata da avaliação do cenário epidemiológico de Covid-19 e as condições para o cumprimento do isolamento ou da quarentena de viajantes e das embarcações; e alocação de cabines para acomodar viajantes que necessitam de isolamento.

Os parâmetros foram definidos a partir de reuniões com representantes do Ministério da Saúde, dos conselhos nacionais de secretarias estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems) e com associações e empresas que operam os cruzeiros marítimos no país. Conheça todos os protocolos AQUI.

A temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 está prevista para começar na próxima sexta-feira (05.11) com o navio MSC Preziosa estreando em águas nacionais, saindo do Porto de Santos (SP). Ao todo, serão cinco embarcações navegando pela costa brasileira, responsáveis por ofertar cerca de 386 mil leitos, com 107 roteiros e 392 escalas em destinos nacionais muito queridos e procurados, como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo e Ubatuba.

 

Mtur
Vanessa Castro

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade