Juiz determina interdição e demolição de igreja centenária na Praia do Saco-Se

 24/02/2018  |  Postado por: Ramon Andrade
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem -Praia do Saco-SE
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem -Praia do Saco-SE

A Igrejinha, construída no século XVI pelos jesuítas, é um importante marco da história de Sergipe, reconhecida como patrimônio histórico-cultural de Estância. Recentemente o orgão do Meio Ambiente (Adema) entregou ao Ministério Público Federal o parecer técnico de um estudo para a realização de uma obra de contenção em frente a igreja.

O Ministério Público Federal de Sergipe entrou com um pedido junto a justica Federal, para demolição da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na Praia do Saco, no município de Estância (SE). O pedido foi deferido pelo juiz federal Dr Rafael Soares de Souza, autorizando ao Município e à Diocese de Estância a retirar do imóvel (igreja), todos os bens que se pretenda proteger, determinando a desmontagem da edificação em si, para posterior construção em um local mais seguro, ainda a ser definido.

Ainda, segundo o juiz, a determinação deverá ser cumprida até o dia 05 de março do corrente ano, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00, caso haja descumprimento.

A Igrejinha, construída no século XVI pelos jesuítas, é um importante marco da história de Sergipe, reconhecida como patrimônio histórico-cultural de Estância. Recentemente o orgão do Meio Ambiente (Adema) entregou ao Ministério Público Federal o parecer técnico de um estudo para a realização de uma obra de contenção em frente a igreja, que apresenta ameaça de destruição em razão do avanço das ondas do mar.

Mesmo assim, uma ação do Ministério Público Federal impede a realização de qualquer obra na Praia do Saco, nas áreas hoje consideradas como preservação permanente.

A prefeitura de Estância, também solicitou à Justiça Federal, uma autorização para construir uma barreira de contenção, contudo, o pedido não foi atendido, pois, segundo o juiz federal Dr Rafael Soares de Souza, faltou licenciamento ambiental, bem como, um projeto detalhado, inclusive com demonstração da eficácia das obras compatíveis com as normas e exigências ambientais.

“Sendo bem realista, não importa a contenção ou quebra-mar que se construa, o avanço marítimo é imparável e o mar consumirá o local. É o que se repete nos últimos  dez anos na Praia. Um caminho mais simples para resolver toda essa controvérsia seria a retirada da Capela em si e sua remontagem em local mais recuado ou, quando menos, recolhimento do que for julgado valioso ou relevante; já se fez operação parecida em estruturas maiores e mais complexas”, relatou o juiz.

Sobre a Praia do Saco

Localizada no litoral sul de Sergipe, pertencente ao município de Estancia, a Praia do Saco é uma das praias sergipanas mais famosas do estado. Com um mar incrivelmente azul e areias finas, desperta interesses de turistas que vem de todas as partes do Brasil, inclusive, visitantes internacionais! 

Logo na chegada à Praia do Saco, a visão da pequena enseada de areia fina e clara já encanta o visitante. O refúgio de águas calmas é para quem quer se desligar totalmente do mundo, num lugar onde a natureza foi extremamente generosa. Com cinco quilômetros de extensão há muita coisa para se ver com calma, sem pressa.

Quem visita a Praia do Saco, não pode deixar de fazer um maravilhoso passeio de buggy por entre suas dunas maravilhosas. No local também existe uma lagoa artificial que pode ser visitada apenas de buggy ou carro 4x4. O aluguel do buggy com motorista custa R$ 120 e o valor pode ser dividido por até 4 pessoas. O passeio dura cerca de uma hora e meia e, de preferência, por segurança e comodidade, deve ser contratado através das agências de turismo receptivo. O portal 'Visite o Brasil' recomenda algumas delas. Clique aqui para ver.

Há mais coisas para se ver nesse lugar encantador. Vale a pena dar uma esticadinha de lancha até outro banco de areia, conhecido como 'Ilha da Sogra', que aparece e desaparece ao sabor das marés. Como também, pra quem quiser esticar mais um pouquinho o passeio, pode ir de lancha ou escuna até o Mangue Seco, na Bahia. Só Leva uns dez minutinhos. 

A Praia do Saco possui uma boa infra estrutura composta de vários restaurantes que servem petiscos, bebidas e pratos típicos da culinária sergipana. Um dos lugares mais apreciados da praia, segundo os turistas, é a Ponta do Saco, que só é acessível de buggy e/ou carros traçados, onde é possivel avistar Mangue Seco-Ba. A Ponta do Saco é bem paradisíaca! De um lado, vê-se o mar; do outro, o rio.

 

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
Contenção de pedras
Igreja a ser demolida
Praia em frente a Igreja a ser demolida
Igreja a ser demolida
Praia do Saco - Vista aérea das Dunas- Foto: DJI Phantom Aracaju
Praia do Saco - Vista aérea - Ilha da Sogra - Foto: DJI Phantom Aracaju
Praia do Saco - Vista aérea - Foto: DJI Phantom Aracaju
Praia das Dunas - Foto: Reprodução F5 Sergipe
Praia do Saco - Foto: Reprodução WS
Praia do Saco - Foto: Luiza Machado
Praia do Saco (Ilha da Sogra) Foto: Acervo Emsetur
Ponta da Praia do Saco - Foto- Acervo Emsetur
Vista aerea de Ponta do Saco- Foto: Cezar OLiveira
Igreja a ser demolida
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade