Últimos posts

Investimentos na 'Baía de Todos os Santos' são estratégicos para o turismo, diz secretário

 25/11/2016  |  Postado por: Ramon Andrade
Panorâmica da Baía de Todos os Santos - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba
Panorâmica da Baía de Todos os Santos - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba

Os avanços do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Baía de Todos-os-Santos foram apresentados pelo secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta quinta-feira (24), durante o I Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento da Economia Náutica, no Yacht Clube da Bahia, em Salvador. Para uma plateia de empresários do segmento náutico, entidades de planejamento e consultoria, gestores públicos municipais, estaduais e federais, representantes de clubes, marinas, terminais e hotéis, José Alves falou sobre as recentes contratações pela Setur do consórcio
Nippon-Cobrape-Hushmann, para realização do Estudo de Demanda Turística, e do consórcio Projetec-S.PRO, que atua como gerenciador.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prodetur prevê investimentos de US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental, em 18 municípios situados no entorno da baía. As etapas iniciais incluem a roteirização de atrativos, estudo de demanda e cumprimento de requisitos social e ambiental, afirmou José Alves.

Os projetos e ações que integram a matriz de investimento do Prodetur Bahia contemplam infraestrutura náutica, qualificação profissional e empresarial, preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal. O secretário mostrou que serão recuperados píeres e atracadouros para facilitar o acesso e garantir uma atracação segura.

O plano inclui construção de bases e pontos de apoio náutico, com serviços de alimentação, água, internet, lavanderia, manutenção e suporte às embarcações. A recuperação do patrimônio cultural faz parte do programa e inclui a recuperação do Museu Wanderley Pinho, no município de Candeias, na Região Metropolitana, acrescentou.

O secretário José Alves disse que os investimentos previstos para a Baía de Todos-os-Santos são estratégicos para o turismo, elevação da taxa de permanência do turista e a geração de novos empregos. O Prodetur vai beneficiar os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

Repórter: Lenilde Pacheco

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade