Ilha dos Frades recebe pela segunda vez renovação do 'Selo Bandeira Azul'

 06/10/2017  |  Postado por: Ramon Andrade
Praia Ponta de Nossa Senhora (Ilha dos Frades) Foto: Ramon Andrade
Praia Ponta de Nossa Senhora (Ilha dos Frades) Foto: Ramon Andrade

Pela segunda vez consecutiva o Selo Bandeira Azul foi renovado para a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador. O selo é concedido anualmente pelo Júri Internacional do Instituto Ambientes em Redes. O local já havia recebido o certificado ano passado e agora, novamente o título foi renovado para o próximo verão de 2017/2018.

O selo certifica que a praia cumpriu com todos os critérios exigidos pelo júri, dos quais estão envolvidos a Educação e Informação Ambiental, Qualidade da Água,  Gestão Ambiental, Segurança e Serviços. Essa certificação também tem como forte pêso, critérios como acessibilidade da praia, presença de salva-vidas, ordenamento,  prestação de informações aos turistas, preservação e respeito ao meio ambiente. 

A bandeira será renovada oficialmente a partir do dia 1º de novembro e tem validade por mais um ano. Essas avaliações são realizadas regularmente pelo júri internacional, afim de averiguar criteriosamente as condições da praia e decidir se o selo será renovado para o ano seguinte ou não.

Localizada na parte norte da ilha dos Frades, entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros em Salvador-Ba, a 'Praia da Ponta de Nossa Senhora' é uma das praias mais visitadas da Ilha dos Frades, principalmente em razão de suas águas mornas e cristalinas, excelente para um belo banho, bem como, é apropriada para a pesca, o mergulho, dentre outros esportes náuticos. Também existem na praia, diversas barracas de praia, que servem deliciosos frutos-do-mar e pescados.

A praia recebeu uma indicação no ano de 2015 para receber o certificado 'Bandeira Azul', programa do selo internacional de qualidade criado na França em 1980 e que é considerado o mais importante da sua categoria em todo o planeta. Essa praia foi oficialmente aprovada no mês de outubro daquele ano, para receber o selo, por um júri internacional.

Por motivos inexplicáveis pela organização, lhe foi retirado o certificado e a praia retornou à posição de piloto, sendo posteriormente no mês de outubro de 2016 recertificada com o Selo Bandeira Azul para a temporada 2016/2017. Sendo assim, o município de Salvador foi o terceiro do Brasil, bem como, o primeiro do Norte e do Nordeste a ter uma praia com esse tão importante certificado.

Saiba mais sobre a Ilha dos Frades acessando o link a seguir:
https://www.visiteobrasil.com.br/noticia/ilha-dos-frades-belo-reduto-ecologico-dentro-da-baia-de-todos-os-santos 

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
Praia Ponta de Nossa Senhora (Ilha dos Frades) Foto: Ramon Andrade
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade