Guias de turismo se formalizam no Cadastur durante visita ao Ministério

 21/12/2019  |  Postado por: Redação Visite o Brasil
Técnicos em guia de turismo. Crédito: Victor Maciel
Técnicos em guia de turismo. Crédito: Victor Maciel

Além de reforçar a importância da regularização dos profissionais que trabalham no setor, o encontro também teve o objetivo de apresentar um pouco das ações e programas da Pasta, bem como avanços e desafios do setor. 

Dezessete jovens de Brazlândia (DF), recém-formados no curso de Técnico em Guia de Turismo, foram recebidos nesta quinta-feira (19) pela equipe do Ministério do Turismo. Durante a visita, cinco deles, maiores de 18 anos, realizaram a formalização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A idade mínima é um dos requisitos para realização do cadastro. 

A técnica em guia de turismo Francielen Silva foi uma das que aproveitou a visita para se formalizar no Cadastur. A estudante do ensino médio sinalizou que já tem planos para exercer a profissão e promover o turismo ecológico e religioso preponderantes da região de Brazlândia. “Nós estudamos durante o curso sobre a importância do cadastro e estou muito feliz de poder exercer a profissão de forma regularizada. Isso traz segurança tanto para os profissionais quanto para os turistas”, explicou.

Além de reforçar a importância da regularização dos profissionais que trabalham no setor, o encontro também teve o objetivo de apresentar um pouco das ações e programas da Pasta, bem como avanços e desafios do setor. Conduzida pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a visita contou ainda com a presença do coordenador de Regulação e Fiscalização do MTur, Ricardo Tambosi, e da coordenadora-geral substituta de Qualificação do Turismo do MTur, Maria Luiza Costa.

Durante o encontro com os jovens, o secretário fez um panorama do mercado de trabalho atual do setor no Brasil. “O turismo representa 8,1% do PIB, impacta 53 setores e em apenas um mês gerou mais de 25 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos. Os programas de qualificação estão entre os esforços do MTur para criar mais empregos e preparar com excelência os profissionais do setor, fortalecendo a oferta turística em todas as regiões do país. Estes jovens estão sendo capacitados, habilitados e estão prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. Nossa meta é dobrar o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para 12 milhões até 2022 e precisamos de profissionais qualificados para receber esses turistas”, ressaltou França.

Na ocasião, o coordenador Ricardo Tambosi realizou um passo a passo com os novos guias de turismo de como deve ser feito a formalização no Cadastur. “A plataforma é utilizada pelo Ministério do Turismo para mapear esses profissionais e oferecer mais informações aos turistas na hora de visitarem os destinos. Atualmente, já temos mais de 98 mil profissionais e estabelecimentos regularizados”, afirmou.

 

Mtur
Vanessa Castro

Por: Redação Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade