Governo Federal autoriza reabertura gradual de parques nacionais para visitantes

 15/06/2020  |  Postado por: Redação Visite o Brasil
Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Zig Koch - Mtur
Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Zig Koch - Mtur

No Rio Grande do Sul e no Paraná, as unidades de conservação estão abertas desde a semana passada. O número de visitantes destes parques deverá ser reduzido até o limite de 40% de sua capacidade de público, também observando o distanciamento entre as pessoas. A venda de ingressos deverá ser realizada online, além de serviços e agendamentos. 

Observando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou na última semana a reabertura para visitação de quatro parques nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília e o de Foz do Iguaçu (PR). A retomada das atividades nestes locais deverá respeitar as determinações legais estabelecidas pelos governos estaduais e/ou municipais. Entre as medidas essenciais para a reabertura estão o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%.

Em Brasília, o Parque Nacional foi reaberto nesta segunda-feira (15.06) com algumas restrições. Dentre elas, a redução no número de visitantes, limitado a 300 pessoas por dia, respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre elas. Além disso, o local não cobrará ingressos pelos próximos 30 dias e não permitirá o uso das piscinas, assim como a visitação da Trilha Capivara. A expectativa é de que a partir do 31º dia até o 60º dia de abertura, o número de visitantes passe para 400 pessoas, e do 61º dia em diante, a visitação volte ao limite regular.

No Rio Grande do Sul e no Paraná, as unidades de conservação estão abertas desde a semana passada. O número de visitantes destes parques deverá ser reduzido até o limite de 40% de sua capacidade de público, também observando o distanciamento entre as pessoas. A venda de ingressos deverá ser realizada online, além de serviços e agendamentos. As medidas também devem ser realizadas pelos prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuem nestes parques.

Desde o mês de março, as atividades de visitação nos parques nacionais e demais unidades de conservação foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.

 

Mtur
Victor Maciel

Por: Redação Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade