Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Fontes termais: o que é esse fenômeno e onde encontrar

 29/05/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Imagem gratuita extraída do site Pixabay
Imagem gratuita extraída do site Pixabay

As águas termais são aquecidas sob a terra, seja por ação de vulcões ou pelo processo de calor da própria terra (geotermia). Elas nascem no solo com temperaturas mais elevadas do que a do nosso corpo (37,5ºC e 38ºC) e, em alguns casos, podem ser bem mais altas.

As águas termais são responsáveis por grande parte do turismo realizado na região Centro-Oeste do Brasil, especialmente no município de Caldas Novas, que é tido como o principal polo turístico de Goiás devido às suas fontes termais, descobertas no fim do século XVIII.

Além disso, a cidade também oferece vários atrativos, como o Parque Estadual da Serra, que possui trilhas no meio da mata, e a Lagoa de Pirapitinga, um parque aquático com água termal que chega a 50º C de temperatura.

O que são águas termais?
As águas termais são aquecidas sob a terra, seja por ação de vulcões ou pelo processo de calor da própria terra (geotermia). Elas nascem no solo com temperaturas mais elevadas do que a do nosso corpo (37,5ºC e 38ºC) e, em alguns casos, podem ser bem mais altas.

Além das temperaturas elevadas, essas águas carregam grandes medidas de minerais que fazem muito bem para a pele e para o organismo em geral, como selênio, zinco, potássio, magnésio e cloretos.

Onde encontrar as águas termais no Brasil?
Veja, a seguir, outros destinos para viajar no Brasil, além do já citado município de Caldas Novas, onde também há águas termais para relaxar.

Araxá, Minas Gerais
O município de Araxá comporta um complexo termal bastante imponente que encontra-se sob controle de hotéis, em uma belíssima área com muito verde. No entanto, dispõe de serviços abertos mesmo para não hóspedes: há piscinas e banheiras individuais de águas termais, além de vários tipos de tratamentos terapêuticos feitos com as águas e lamas do local.

Gravatal, Santa Catarina
As águas termais de Gravatal são consideradas umas das melhores do mundo. Elas são captadas por hotéis da região, que oferecem banheiras individuais e piscinas coletivas nos apartamentos. A cidade ainda conta com várias cachoeiras, trilhas, grutas e mirantes, o que a torna o destino perfeito para quem ama a natureza.

Mossoró, Rio Grande do Norte
A região de Mossoró é uma das únicas estações hidrotermais do Nordeste. Nela, há um grande complexo aquático, chamado Planeta Água, que possui 12 piscinas de águas termais interligadas que podem alcançar a temperatura de 58ºC e, à medida em que água é distribuída para os tanques, a temperatura diminui.

Devido aos minerais que as águas termais carregam, Mossoró é tida como um dos principais destinos para o chamado “turismo de saúde”.

Águas de Lindoia, São Paulo
Por conta das águas que brotam no solo a 28ºC e vão diretamente para o balneário municipal, Águas de Lindoia é considerada uma capital termal do Brasil. O município paulista também conta com piscinas de água mineral, serviços terapêuticos, toboáguas, hidromassagens e duchas escocesas.

Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu conta com o admirável complexo “Mabu Thermas Resort”, que possui piscinas aquecidas a 36ºC e abriga a primeira praia termal do sul do país. As águas termais do Aquífero Guarani, localizadas nas proximidades das famosas Cataratas do Iguaçu, são responsáveis pelo abastecimento do local.

Barra do Garças, Mato Grosso
Em Barra do Garças se encontra o Parque das Águas Quentes, localizado dentro de uma área verde grandiosa e com uma infraestrutura impecável. Além das piscinas hidrotermais que atingem temperaturas entre 31ºC e 43ºC, o parque também tem um rio e toboáguas.

Nova Prata, Rio Grande do Sul
Nova Prata é muito requisitada pelos turistas devido à preservação da natureza da região. Além de contar com cascatas e trilhas, o local também abriga o famoso parque termal da cidade (Termas Caldas de Prata), que pode ser frequentado em qualquer época do ano, pois conta tanto com piscinas cobertas quanto ao ar livre, com águas que chegam a 41ºC de temperatura.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade