Festival Arte da Palavra acontece – FARPA

 11/04/2019  |  Postado por: Redação Visite o Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sesc Salvador convida todo o público baiano a constelar a segunda edição do Festival Arte da Palavra, que, com certeza, marcará a cena literária baiana com a robustez e qualidade que lhe são características. Com a expectativa de uma ampla participação popular, mais uma vez.

O Festival Arte da Palavra acontece – FARPA, pela primeira vez, em Salvador, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, entre os dias 25 e 27 de abril de 2019. Em sua segunda edição, o evento reúne escritores de todo o Brasil, que circulam pelo país a convite do projeto nacional de literatura do Sesc, Arte da Palavra. O festival, que é gratuito e aberto ao público, tem por objetivo promover diálogos acerca da literatura, a partir de distintos olhares, linguagens, identidades e expressões culturais, oportunizando um intercâmbio cultural e social, entre autores de diferentes regiões e espaços de elaboração do conhecimento.

A escolha de Salvador para realização desta edição é reflexo de uma cena regional em ascensão, em que o Sesc tem participado ativamente, merecendo destaque a Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ e o projeto Arte da Palavra, com ações que levam a literatura às escolas públicas, instituições educacionais e variados públicos, incentivando crianças, jovens, adultos no âmbito da leitura e produção escrita, em suas distintas manifestações.

São previstas, durante o FARPA, ações voltadas ao público geral, incluindo-se, contudo, iniciativas direcionadas exclusivamente a escolas e aos escritores convidados, uma vez que, entre os propósitos do festival, está o de articular interlocuções de natureza retrospectiva acerca das atividades desenvolvidas nos circuitos do projeto Arte da Palavra em 2017 e 2018.

Reforça-se, entretanto, a principal meta do evento de convocar o público mais diversificado possível. Com uma programação composta por três eixos, analogamente às intervenções sistemáticas do Arte da Palavra, as realizações são organizadas nas categorias: Autores; Oralidades; Criação Literária. Com relação à primeira, autores dialogarão entre si e com o público, discutindo distintas temáticas acerca de seus livros e da literatura como um todo. Quanto às ações de Oralidades, sessões individuais e coletivas contemplarão narrações de histórias e saraus, com performances dinâmicas e intensas. Finalmente, na categoria Criação Literária, são propostas oficinas, com limite de público, em que as conversas assumem um caráter mais especializado.

O Sesc Salvador convida todo o público baiano a constelar a segunda edição do Festival Arte da Palavra, que, com certeza, marcará a cena literária baiana com a robustez e qualidade que lhe são características. Com a expectativa de uma ampla participação popular, mais uma vez, nossa capital sediará um evento em que a literatura exerce seu merecido protagonismo, integrada ao cenário local e nacional, expressando-se com toda sua força e alcance. Novamente, ocupa-se o Teatro Sesc-Senac Pelourinho com um evento que se conjuga à potência do Centro Histórico de Salvador, onde estão nossas origens e referências, espaço que chama à reflexão, aquece nossos corações e economia, abriga um dos principais cartões postais da cidade e povoa o imaginário de baianos e turistas com as vivências ali compartilhadas.

Que venha o FARPA, com sua agudeza sensível e presenças indeléveis!

Por: Redação Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade