Evento destacará características e tradições da Baía de Todos-os-Santos

 01/12/2016  |  Postado por: Ramon Andrade
Vista panorâmica da Baía de Todos os Santos - Foto: Manu Dias (Secom-Ba)
Vista panorâmica da Baía de Todos os Santos - Foto: Manu Dias (Secom-Ba)

O potencial turístico-cultural da maior baía do Brasil estará em evidência durante o evento Bahia mostra Baía de Todos-os-Santos, nos dias 6 e 7 de janeiro, no bairro da Ribeira, em Salvador. Regatas, exposições, feiras de artesanato e de culinária típica, exibição de esportes náuticos e palestras integram a programação.

Salvador e os demais 17 municípios da zona turística Baía de Todos-os-Santos terão participação garantida. Nos dois dias, eles vão mostrar ao público do evento, que terá apoio da Secretaria de Turismo do Estado, um pouco da cultura e tradição de cada cidade, por meio de apresentações musicais e de manifestações culturais.

Prévia – Antes do evento, os organizadores da mostra terão uma tarefa a mais. As embarcações que vão acompanhar a procissão marítima da festa do Bom Jesus dos Navegantes, no primeiro dia do ano 2017, participarão de um concurso. Segundo o produtor cultural Moyses Cafezeiro, escunas, saveiros, lanchas e outras embarcações, serão avaliadas de acordo com requisitos como animação, decoração e criatividade.

“A premiação tem o intuito de estimular a participação de novos barcos na procissão, resgatando a tradição da festa. Já a mostra tem a função de apresentar a baianos e turistas tudo o que a Baía de Todos-os-Santos tem de bom e porque ela mereceu entrar para o clube das mais belas baías do mundo”, disse Cafezeiro durante encontro com o secretário de Turismo, José Alves.

Para Alves, o evento é bem-vindo, pois vai promover uma importante zona turística baiana. “A iniciativa valoriza a nossa baía, que tem potencial para o turismo cultural e náutico, com atividades que podem gerar emprego e renda para a população local”, comentou o secretário.

A Baía de Todos-os-Santos e municípios do entorno serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O investimento da ordem de US$ 84,7 milhões será aplicado em infraestrutura náutica, com recuperação de píeres e atracadouros, além da construção de bases e pontos de apoio náutico. Estão previstas ainda ações para qualificação profissional e empresarial, preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal, dentre outras.

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade