Últimos posts

Esgoto a céu aberto em Paramana afasta turistas e baianos

 15/12/2016  |  Postado por: Jussara Assuncao
Foto: Ramon Andrade
Foto: Ramon Andrade

Durante esse final de semana turistas e soteropolitanos que desembarcaram na Praia de Paramana (Ilha dos Frades), foram pegos de surpresa com uma triste imagem do descaso e da falta de respeito com a natureza e com os visitantes que buscam a praia por sua beleza natural e com o intuito de aproveitar um dia de lazer em contato com a natureza. O fato ocorreu quando um grupo de pessoas chegaram à bordo de uma escuna privativa, onde funcionários de uma empresa de Salvador, realizavam sua festa de confraternização e após percorrerem em torno de 80 metros pelo píer se depararam com a imagem de um enorme esgoto a céu aberto localizado ao lado do guichê de passageiros.

A imagem era de um longo canal de águas sujas e esverdeadas, fétidas e de muito lixo: pedaços de madeiras, restos de móveis, ferro, cadeiras plásticas, - o que provocou bastante irritação nos turistas e visitantes – levando os mesmos a se retirarem do local.

Segundo um dos donos de Agência de Turismo de Salvador, responsável pela venda do pacote a uma determinada empresa, a reclamação foi geral e os passageiros estavam bastante irritados – ao ponto de exigirem que o marinheiro os levassem para uma outra Ilha -, e deixaram o local imediatamente. A representante da empresa contratante, a qual preferiu não se identificar, exigiu que todos deixassem o local em razão do fato e, se dirigiram para praia de Ponta de Nossa Senhora, a qual se localiza dentro da mesma Ilha e recebeu investimentos privados a pouco tempo, se transformando num dos locais mais belos de toda a ilha.

A responsável pelo grupo relatou que todos ficaram decepcionados com a situação em que se encontra a praia de Paramana. O mesmo aconteceu com pessoas de outras embarcações que haviam acabado de chegar e também partiram em busca de outras opções.

Procurados por nossa equipe de jornalismo a assessoria da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Salvador informou que o problema é de responsabilidade da EMBASA. Entramos também em contato com a Embasa que nos informou que o sistema de esgotamento sanitário de Paramana, na ilha dos Frades, está parcialmente concluído, faltando as ligações domiciliares e a estação de tratamento, que foi motivo de discussão entre os moradores e o proprietário do terreno onde seria instalada.

Após acordo firmado com os moradores, no primeiro semestre deste ano, em reunião que contou com a presença de representantes do poder público municipal, a empresa realizou, em maio, a primeira licitação para a retomada da obra de construção da estação de tratamento – porém, não houve empresas interessadas em realizar o serviço. Desta forma, a obra será licitada no primeiro semestre de 2017. Caso o processo licitatório seja bem sucedido, a obra será reiniciada no próximo ano, visando a sua complementação e funcionalidade. Escreveu a assessoria. Sobre a quantidade de lixo jogados no grande esgoto a céu aberto nenhum órgão ainda se pronunciou.

Sobre a Praia de Paramana:

A Praia de Paramana fica localizada na parte central da Ilha dos Frades pertencente ao município de Salvador-Bahia, onde possui um pequeno vilarejo, conhecido como Paramana, com casas de pescadores nativos e veranistas. É também muito frequentada por sua beleza, pois apresenta um trecho de Mata Atlântica bastante preservada onde há presença de animais em extinção. Local propício à prática da pesca, do mergulho e de outros esportes náuticos. Apresenta na maré baixa, piscinas naturais, em função da presença de recifes.

Para chegar a praia de Paramana, assim como todas as outras praias da Ilha dos Frades é necessário o uso de embarcações que saem diariamente do município de Madre de Deus como transporte coletivo e de embarcações de passeios que saem de Salvador.

Durante os períodos de chuva a água acumulada nas partes mais altas da ilha escorrem em direção ao mar, durante esse trajeto encontram pedras e barrancos que dão às águas, o formato de cachoeiras. São quedas d’água temporárias, e não cachoeiras, como muitos confundem.

Jussara Assunção

Por: Jussara Assuncao
Estancia / BA
Jornalista MTB-Ba 4840, Prêmio Qualidade Tribuna do Interior - (4o ano consecutivo) Poeta, Diretora de Jornalismo Revista Visite a Bahia e Sergipe também; Editora Revista do Desenvolvimento Prefeitura Estância (Se) e Colaboradora diversos jornais de Sergipe há 30 anos.
TAGS:  ,  
Foto: Ramon Andrade
Foto: Ramon Andrade
Foto: Ramon Andrade
Foto: Ramon Andrade
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade