Conheça as atrações da cidade histórica de Porto Seguro

 16/04/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Porto Seguro - Foto: Roberto Castro/Mtur
Porto Seguro - Foto: Roberto Castro/Mtur

A diversão aqui não se restringe apenas às praias. Para tanto, selecionamos algumas das principais atrações que você pode conhecer em Porto Seguro, desde passeios culturais, como a visita ao Memorial Epopeia do Descobrimento.

Na Reserva da Jaqueira, por exemplo, você conhecer mais sobre a etnia Pataxó. Lugar marcado como ponto de chegada dos portugueses no Brasil, Porto Seguro é uma cidade que une cultura, historicidade e os encantamentos próprios de uma das porções mais belas do litoral baiano.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

Não é para menos que Porto é um dos destinos turísticos da Bahia mais procurados nacionalmente, independentemente da época do ano. E o melhor: a diversão aqui não se restringe apenas às praias.

Para tanto, selecionamos algumas das principais atrações que você pode conhecer em Porto Seguro, desde passeios culturais, como a visita ao Memorial Epopeia do Descobrimento, até a visita à badalada Passarela do Álcool.

Praias

As praias são um capítulo à parte em uma viagem a Porto Seguro. Para quem busca movimento e diversão, seja em família ou entre amigos, a dica é ir para a Praia de Taperapuã, onde ficam as barracas do Axé Moi e Tôa Tôa. Elas contam com uma excelente estrutura tanto para os adultos quanto para as crianças.

Se você é do tipo que busca mais tranquilidade e águas calmas, o seu destino ideal é a Praia do Mutá. Outras opções mais próximas do centro da cidade são as praias de Curuípe e do Mundaí, onde você pode tomar um banho de mar ou ainda fazer uma caminhada no início ou no final do dia.

Existem ainda praias próximas à cidade que também merecem a sua visita. É o caso da Praia do Espelho, a 24 km de Trancoso; a Praia de Pitinga, em Arraial D’Ajuda; Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália; e a Praia de Caraíva.

Centro Histórico

Localizado no alto de uma colina com vista privilegiada de frente para o mar, o Centro Histórico ou Cidade Histórica traz as marcas da chegada dos portugueses, em 1500. Ali fica o chamado Marco do Descobrimento, uma coluna de pedra que afirmava, àquela época, a soberania de Portugal sobre o Brasil.

Próximo dali, é possível visitar a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira do município) e o Museu de Porto Seguro, onde se encontram a Casa de Câmara e Cadeia. Há lojinhas nas proximidades onde se pode comprar lembrancinhas, camisas, bolsas e comidas típicas, como o acarajé e a cocada.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Passarela do Descobrimento

Ponto turístico dos mais visitados em Porto Seguro, a Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, é uma boa opção de passeio, principalmente à noite, quando as barraquinhas de comidas, acessórios, bolsas e roupas ficam montadas.

Bebidas de nomes exóticos, como Capeta, Sangue de Virgem e Chupa Cabra, são facilmente encontradas por ali. Já no quesito gastronômico, há opção para quem busca tanto pratos mais elaborados quanto para quem deseja experimentar a culinária local.

Memorial Epopeia do Descobrimento

Parada obrigatória para os amantes do turismo histórico, o Memorial Epopeia do Descobrimento fica na Orla Norte de Porto Seguro. A atração principal é uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral, a Nau Capitânia, com 7 m de altura e 35 m de comprimento.

O percurso, com duração de cerca de meia hora, é feito no jardim botânico, com a presença de um guia de turismo. A entrada é paga e o lugar fica aberto todos os dias da semana, em horários específicos.

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira

A visita a uma reserva indígena é outra atração encontrada em Porto Seguro. Trata-se da Reserva da Jaqueira, que abriga mais de 30 famílias da etnia Pataxó. Lá é possível conhecer um pouco mais sobre os costumes, a língua e a cultura desse povo.

A reserva fica a 10 km da cidade, o passeio é em meio à mata nativa (por isso, o recomendado é ir de tênis e roupas confortáveis) e, geralmente, é contratado por agências de turismo. Lá ainda é possível experimentar peixe assado na folha de patioba e comprar peças artesanais produzidas pelos próprios indígenas.

Observação de baleias Jubarte

A temporada de observação de baleias acontece entre os meses de julho e outubro, momento em que estes mamíferos marinhos se dirigem para as águas quentes do litoral baiano para se reproduzirem.

O passeio tem uma média de 4 horas de duração entre deslocamento em embarcações adequadas e a observação de fato, que é feita junto a um biólogo marinho.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade