Últimos posts

Comida arretada: 4 pratos tradicionais nordestinos para você experimentar

 14/08/2021  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Comida baiana - Bobó de camarão - Foto Free Pixabay
Comida baiana - Bobó de camarão - Foto Free Pixabay

O Nordeste é reconhecido por ter uma culinária marcante e diversa. Confira alguns pratos que você não pode deixar de experimentar ao viajar nessa área! O Brasil é um país culturalmente rico e isso é visto em diferentes elementos, como a nossa música, literatura, as paisagens e biomas que compõem o território nacional e, claro, a gastronomia.

A grande biodiversidade nacional faz com que a nossa alimentação tenha mais ingredientes disponíveis, o que pode originar pratos incríveis. O Nordeste é reconhecido por ser um dos pólos gastronômicos do país, marcado por ingredientes marcantes como o coentro e o azeite de dendê, além de frutas como seriguela, cajá, umbu, araçá, sapoti, entre tantas outras.

Além das praias deslumbrantes, a cultura diversa e o povo acolhedor, o Nordeste também oferece sabores deliciosos. Por isso, antes de definir o destino da sua próxima viagem, confira alguns dos pratos mais tradicionais da região, como os da gastronomia baiana.

Baião de dois
Esse é um dos clássicos da culinária nordestina, reunindo feijão (especialmente o de corda), arroz, carne seca e o famoso queijo coalho — com um sabor mais salgado do que o mineiro, bastante consumido nesta região.

Rumores dizem que o nome desse prato surgiu a partir do baião, dança típica nordestina que ficou popularizada a partir de figuras como o pernambucano Luiz Gonzaga. Apesar de ser consumido em diversas áreas do Nordeste, o baião de dois é originalmente do Ceará.

Moqueca baiana
A culinária baiana tem tantas opções de pratos deliciosos que fica difícil escolher apenas um. A moqueca baiana é um dos mais famosos, pois oferece o sabor único (não encontrado em nenhuma outra moqueca do país): o azeite de dendê. Além de conferir um sabor delicioso, esse ingrediente confere um aroma e uma coloração maravilhosa ao prato.

A moqueca é um cozido de peixe preparado em uma panela de barro. O cação é um peixe bastante utilizado, mas também é possível prepará-lo com o robalo e o badejo. Também é possível colocar outros frutos-do-mar na moqueca, como o delicioso camarão.

Além do dendê, essa moqueca precisa de leite de coco, o que confere um sabor levemente adocicado. Este prato costuma ser acompanhado por arroz e um bom pirão (feito com a mistura entre a farinha de mandioca e o caldo do cozimento do peixe). Se for para a Bahia, não se esqueça de pedir uma boa pimenta, mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade.

Buchada de bode
Esse é um prato de gosto forte, que pode não agradar todos os paladares e sendo mais facilmente encontrado em regiões interioranas, onde o bode é bastante consumido.

A buchada é preparada a partir de fígado, rins e vísceras brancas (tripas), que devem ser lavadas, servidas, cortadas e temperadas conforme a preferência de quem vai se deliciar com o prato. O cozimento dessas vísceras deve ser feito no próprio estômago do bode.

O prato tem origem na culinária portuguesa: o maranhos. Tradicional na região da Beira Baixa, em Portugal esse prato usa o bucho do carneiro, que será recheada com as vísceras, chouriço magro, toucinho, um pouco de arroz e temperos como limão, azeite, sal, hortelã, vinho branco e pimenta.

Paçoca de carne
A paçoca de carne é outro prato delicioso, feito com carne seca bem moída, farinha de mandioca e cebola. Além dos temperos, o principal segredo desse prato é socar bem a carne e a farinha no pilão.
Essa é uma comida tipicamente indígena e se tornou popular posteriormente entre os tropeiros, que levavam o alimento em suas longas viagens ao procurar pedras preciosas na beira de rios. Algumas razões para isso são: este prato pode ser preparado rapidamente e a carne seca é mais salgada, o que confere a ele maior duração.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade