Atrativos baianos são responsáveis por quase 10% das viagens nacionais em 2021

 09/07/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Crédito: Márcio Filho e Gleidson Santos/MTur
Crédito: Márcio Filho e Gleidson Santos/MTur

Uma cidade do interior com cara de capital. Assim podemos descrever Feira de Santana. O destino está localizado a 108 km de Salvador e é a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia, além de ser uma das mais importantes da região Nordeste.

O estado da Bahia está entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, praticamente uma em cada 10 viagens (9,5%) feitas no país tiveram como destino as cidades baianas. O estado também aparece entre as dez unidades da federação onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1,1 bilhão arrecadado no período.

A capital Salvador (BA) é um dos principais destinos do estado e tem muito o que mostrar aos turistas. O Pelourinho, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, é um deles. O Centro Histórico de Salvador, onde fica o Pelourinho, conta com mais de 800 prédios construídos nos tempos do Brasil Colônia. Salvador também possui o maior elevador público do país. O Elevador Lacerda liga a cidade baixa (na região do Mercado Modelo) à cidade alta, e quem passa por ali pode se encantar com uma das vistas mais privilegiadas da cidade: a Baía de Todos os Santos.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

Em Cachoeira, localizada a 110 km da capital, o turista pode conhecer fortes elementos culturais e históricos que datam da colonização portuguesa e da luta pela independência do Brasil. São diversas construções arquitetônicas preservadas desde o século 16, como a Casa de Câmara e a famosa Imperial Ponte Dom Pedro 2º, construída sobre o rio Paraguaçu. Se cultura for o seu forte, a cidade oferece a festa da Boa Morte e o Festival de Literatura, mas se quiser descansar tome um banho de rio ou fotografe as casas coloniais.

Do lado de Salvador (BA) está a ilha de Itaparica. Famosa pela travessia de ferry boat, o atrativo é um dos locais preferidos dos baianos para a época de férias. A praia mais famosa é a da Ponta de Areia, que conta com boa estrutura e é excelente para os banhistas. Os turistas também podem fazer o passeio para a Ilha dos Frades, a Praia de Cacha Pregos, considerada uma das melhores, e o restaurante Manguezal, parada obrigatória para os visitantes que desejam conhecer um pouco mais a culinária local.

Bem pertinho da capital, a pouco menos de 50 km, encontra-se a cidade de Camaçari. Recheada de praias e de locais famosos, o destino abriga a Vila de Arembepe. Com um ambiente hippie, o local oferta as praias de Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Jauá. Para quem ama surf, a Praia do Japonês é a ideal. O acesso é bem fácil, com estradas assaltadas e boa infraestrutura, como quiosques e petiscos servidos todos os dias do ano.

Uma cidade do interior com cara de capital. Assim podemos descrever Feira de Santana. O destino está localizado a 108 km de Salvador e é a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia, além de ser uma das mais importantes da região Nordeste. Também é conhecida pela Micareta de Feira, festa de carnaval fora de época e pela sua arquitetura que pode ser conferida através do Museu Regional de Arte e a Igreja Senhor dos Passos, uma das mais belas da região.

PUBLICIDADE: 
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!

Por fim, destacamos o município de Itacaré. Na cidade, há uma caminhada ecológica, passando pela praia da concha e visita ao centro histórico. O banho nas praias de Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho é garantido. Os turistas ainda encontram praias com paisagens naturais encantadoras. Além disso, os viajantes aventureiros podem aproveitar o mar da região para praticar surf e stand up paddle e se arriscarem nos esportes radicais de ecoturismo, como arvorismo e passeios de canoas no rio de Contas.

 

Mtur
Victor Maciel

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade