História de Ponte Alta do Tocantins
Entorno da Pedra Furada Canion Sussuarana Cachoeira do Soninho - Foto: Flavio Andre (Mtur)
Entorno da Pedra Furada Canion Sussuarana Cachoeira do Soninho - Foto: Flavio Andre (Mtur)

O município foi criado em 14 de novembro de 1958 e instalado em 1º de janeiro de 1959. A primeira missa no lugar foi celebrada em 1913, consagrada a Bom Jesus de Ponte Alta. Ponte Alta é um dos oito municípios que compõem a região do Jalapão. À margem do Rio Ponte Alta no fim do século XIX, já se encontrava seus primeiros moradores. Canoeiros, caçadores e pescadores davam inicio à vida social nesta localidade. Na época das patentes de capitães e coronéis, instalou-se no emergente povoado vindos de sua fazenda Mata Nova, nesta região a família Mascarenhas.

Acelerava-se o nascimento de um futuro Município, o qual estimulava a mudança de outras famílias, crescendo assim um dos distritos de Porto Nacional. Passados os tempos formou-se o povoado batizado de Ponte Alta do Norte, nome que teve origem por causa de uma árvore caída à margem do rio, ao qual servia como ponte, dando passagem a pedestres de uma margem a outra. Como em todo início de povoado foi construída uma capela de Nossa Senhora, como forma de marcar a presença religiosa espiritual, onde foi celebrada a primeira missa no dia 06 de agosto de 1913, data em que se cultua o Padroeiro da cidade, Bom Jesus de Ponte Alta, acompanhada de festas folclóricas como lundu, folias, quadrilhas tocadas por sanfonas e tambores.

Em 23 de agosto de 1913 foi instalada a sede do Distrito, conforme a Lei nº 67 de maio de 1913. Em 1935 o Distrito foi elevado à categoria de Vila, denominado Bom Jesus de Ponte Alta, sendo nomeado com Sub-Prefeito o Sr. Manoel Messias dos Santos. Em 1944 a Vila recebe outra denominação passando a ser chamada Iabetê. Em 1949 foi construídos o primeiro estabelecimento de ensino, com duas salas de aula, tendo como professores as Senhoras Imelda Medeiros Galvão, Eva Mascarenhas de Sousa Costa e o senhor Sabino Ferreira de Medeiros.

Fonte: Ascom de Tocantins e Ibge

Conheça mais sobre Ponte Alta do Tocantins
Destinos Tocantins
Publicidade