O que fazer em Ponte Alta do Tocantins
Cachoeira do Soninho - Foto: Flavio Andre (Mtur)
Cachoeira do Soninho - Foto: Flavio Andre (Mtur)

Em Ponte Alta do Tocantins, são inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Belíssimo efeito evaporativo
Com um imperdível espetáculo a ser contemplado por você, a Cachoeira da Fumaça' é uma das mais conhecidas, em virtude de seu efeito evaporativo que provoca, além do seu enorme volume d'água, porque sua formação advém do enorme rio das Balsas. É uma espetacular queda livre de 45 metros , com um forte estrondo, distribuindo grandes nuvens de vapor. Sua localização fiva à pouco menos de 75km de Ponte Alta, o qual, constitue-se outro atrativo ecoturistico, denominado pelo município de “portal do Jalapão”.

Maravilhoso atrativo ecoturístico
À aproximadamente 70 km de Ponte Alta do Tocantins, constituindo-se em outro maravilhoso atrativo ecoturístico e, que devem ser conhecidas, são as 'Cachoeiras do Rio Soninhos'. Ao atravessar o rio Soninho que deságua no rio do Sono, chega à cachoeira que tem em torno de 20 metros de altura, e, é muito procurada pelos moradores e visitantes, no período da seca.

Estreitos cânions úmido
Formado por estreitos cânions úmidos, um rego dágua que cortou a rocha, o qual são iluminados por volta do meio-dia, não deixe de conheçer a 'Cachoeira Sussuapara'. Fica à pouco menos de 14 km de Ponte Alta do Tocantins. Há uma trilha à direita, curta trilha de uns 10 metros, que leva ao cânion, por onde a água desliza entre os paredões com musgos e vegetação.

Um cânio com cachoeira de 15 metros
Com 15 metros de altura por 60 m de comprimento, é impossível não visitar a 'Gruta de Suçuapara'. É composta por um cânio com cachoeira o qual possui uma grande fenda e, dentro dela, agrega muitas plantas e musgos presos às rochas, apresentando um belíssimo cenário enverdeado e úmido. Ao adentrar é possível contemplar uma curta queda d´água fazendo o seu curso através do cascalho e das pedras.

Transformou-se num belo monumento natural
A pouco mais de 30km de Ponte Alta o 'Morro da Pedra Furada', aguarda sua visita. A ação da erosão natural, pelo vento e pela chuva, correndo pela rocha original, deixou um arco, com um buraco vazio no centro, transformou-se em um belo monumento natural, constituído de arenito. Com o título reivindicado por Ponte Alta do Tocantins, é um símbolo do portal para o Jalapão.

O nome refere-se a um frondoso tamboril
Formada pelas areias brancas do rio Ponte Alta, a 'Praia do Tamboril' não pode ficar fora de sua programação. Seu nome refere-se a um frondoso tamboril que fica à sua margem direita e, é um dos pontos de visitação mais populares de Ponte Alta, sendo formada por areias bem alvas do rio Ponte Alta, mas no verão ela sobe e deixa um rastro na temporada de seca, onde se exige muito cuidado para estancar a erosão que tem chegado às ruas mais próximas.

 

Conheça mais sobre Ponte Alta do Tocantins
Destinos Tocantins
Publicidade