Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
História de Alto Alegre
Portal da Cidade - Foto: Rodrigo Menaros/G1
Portal da Cidade - Foto: Rodrigo Menaros/G1

A cidade de Alto Alegre, Nasceu do pioneirismo do maranhense Pedro Costa, do qual buscou áreas agricultáveis no interior do município para trabalhar e as encontrou na Mata geral, local que começa na margem esquerda do rio Mucajaí. Foi criado pela Lei Federal Nº 7.009, de 12 julho de 1982. O território do município de Alto Alegre foi desmembrado do município da Capital do Estado. O povoado que deu origem ao município, foi formado a partir da Colônia agrícola “Coronel Mota”, composta por imigrantes japoneses que abasteciam a capital com produtos hortifrutigranjeiros.

Em 1977, foi emancipado à vila e, em 1º de julho de 1982 (Lei n 7.009), passou a município, desmembrando-se de Boa Vista, tendo base populacional entre indígenas e nordestinos vindos principalmente do Maranhão. Apresenta áreas de terra indígena e grupos indígenas respectivamente: Anta, Barata/Livramento, Boqueirão, Raimundão, Truaru (Macuxi/Wapixana); Mangueira, Pium, Sucuba (Macuxi); Yanomami (Yanomami). O gentílico do município é alto alegrense.

O município de Alto Alegre, está localizado no centro-oeste do Estado de Roraima, na mesorregião Norte, microrregião Boa Vista, situado nas coordenadas geográficas 61º 18' 16' de longitude Oeste e 02º 59' 16' de latitude Norte, com uma altitude de 72 metros em relação ao nível do mar. Limita-se ao norte com o município de Amajari; ao sul com o município de Mucajaí, Iracema e República Bolivariana da Venezuela; a leste com o município de Boa Vista e a oeste com a República Bolivariana da Venezuela (Ministério da Defesa, 2004).

Fonte: Seplan - Governo de Roraima 

 

Conheça mais sobre Alto Alegre
Destinos Roraima
Publicidade