Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Festas Populares

Festas Indígenas - Gavião Caracara - Foto: Sesc
Festas Indígenas - Gavião Caracara - Foto: Sesc

A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna.

A maior entidade cultural voltada ao ensino da dança clássica é a Escola de Balé Cristina Rocha, responsável pela formação de grande parte dos bailarinos e dançarinos que atuam na capital, Boa Vista. Na época das festas populares, há diversos grupos de dança regional em atuação, com destaque para os Cangaceiros do Tianguá, que têm coreografias baseadas em elementos regionais amazônicos.

A música roraimense possui uma grande variedade de ritmos e harmonias. Sua origem remonta à variedade de etnias e povos que viveram e vivem no estado. Desta forma, há grupos de cantos indígenas e caboclos. A Escola de Música de Roraima é voltada ao ensino da música clássica e MPB. No estado, é notável ainda os festivais de música que trazem uma demonstração da arte musical da Amazônia.

Festas Indígenas - Gavião Caracara - Foto: Sesc
Festas Indígenas - Gavião Caracara - Foto: Sesc
 Veja também
As tradicionais festas juninas são organizadas em Roraima há 24 anos pelo Governo do Estado, como forma de interação da comunidade com a cultura popular. Realizado em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, o Arraial Macuxi surge...Saiba mais
Destinos Roraima
Publicidade