Arraial junino no Sesc - Foto: Sesc-Divulgação |
As tradicionais festas juninas são organizadas em Roraima há 24 anos pelo Governo do Estado, como forma de interação da comunidade com a cultura popular. Realizado em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, o Arraial Macuxi surge para fortalecer as manifestações artísticas sem perder a essência dos costumes, crenças e tradições locais. Com a participação de 41 grupos culturais, o evento chega a 2015 com expectativa de arrastar cerca de 150 mil expectadores nos dez dias de festa, se consolidando como o maior evento junino da Região Norte.
A festa junina foi realizada pelo Governo do Estado pela primeira vez em 2001, com o nome “Arraiá do Anauá”, em referência ao Parque Anauá, local onde acontece a festa que recebe uma temática diferente a cada ano e atrai milhares de espectadores. Ao longo dos anos, a festa mantém a tradição de mostrar ao público as manifestações populares como comidas típicas, concursos de quadrilhas e outros grupos folclóricos, além de shows musicais, sempre com valorização dos artistas locais.
Apesar de ter nascido há aproximadamente sete séculos, a tradição das danças juninas continua viva em Roraima e cada vez mais popular, o que pode ser percebido, pelo grande número de grupos folclóricos organizados na Região Norte, que além de manterem viva a cultura popular, promovem qualidade de vida e lazer. De tão forte que é, a tradição das festas juninas ultrapassa as barreiras do mês de junho e chega a ser realizada de maio a agosto, nos municípios roraimenses.