Boa Vista - Atrativos - Pontos Turísticos
Monumento aos Garimpeiros - Foto: Jorge Brazil - (Licença-cc-by-sa-2.0)
Monumento aos Garimpeiros - Foto: Jorge Brazil - (Licença-cc-by-sa-2.0)

Principais Pontos Turísticos de Boa Vista

Orla Taumanan
É uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, construída e mantida pela prefeitura do Município. Foi inaugurada em julho de 2004, totalizando 6.500 metros quadrados.

Bastante frequentada pela população local, é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, abrigando espaços de convivência e praças de alimentação, famosas por concertos musicais de Música Popular Brasileira e Roraimeira, expressão regional. Sua localização propicia um amplo panorama do rio Branco, mais caudaloso do Estado, incluindo vista para a Ilha de São Sebastião, para a Ponte dos Macuxis e para a Praia Grande, nos períodos de estiagem.

A sul da orla vê-se ainda, no município do Cantá, a Serra Grande, com seus quase mil metros de altura. Inopstante, numa cidade amazônica de altas temperaturas, a constante brisa fluvial torna-se um atrativo complementar.

Situada próximo ao ponto zero da antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, núcleo urbano que originou a cidade, a Orla Taumanan é composta das plataformas Meiremê (arco-íris) — mais alta e defronte à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo,

Monte Roraima
É uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo.

A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima.

Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.

Praça das Águas
Está entre os pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, com destaque para o monumento Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Este local possui praça de alimentação e um espaço reservado à diversão das crianças.

Parque Anauá
Um dos maiores parques públicos da região Norte, o Parque Anauá concentra uma grande variedade de atrativos para os visitantes. Tem uma boa praça de alimentação, quadras de vôlei, basquete e futebol, campo de futebol, kartódromo, pista de aeromodelismo, galeria de artes, forródromo, pista de Cooper, piscinas, parque aquático, além do Horto Municipal, que fica dentro de suas dependências.
Atualmente este parque apresenta problemas de infra-estrutura, por falta de manutenção. Loalização: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro dos Estados.

Praias do Cauamé
A 8 km de Boa Vista, às margens do rio Cauamé, um dos principais afluentes do Rio Branco, surgem praias de verão como Caçari e Curupira. Praias fluviais com águas límpidas, cercadas por vegetação típica da Amazônia. O lugar tem uma boa infra-estrutura de apoio e serviços para receber o seu cliente, além de restaurantes e área para camping.

werwre
Conheça mais sobre Boa Vista
Conheça Boa Vista
Publicidade