História de São Francisco do Guaporé
Festa do Divino do Vale do Guaporé - Foto: Divulgação- Palloma Cavalcanti
Festa do Divino do Vale do Guaporé - Foto: Divulgação- Palloma Cavalcanti

Em 1985 surgiu a vila de São Francisco do Guaporé, pertencente a Costa Marques, resultado da Criação dos Núcleos de Apoio Urbano, através do desdobramento da BR 429 pelo INCRA, cuja finalidade consistia em apoiar e assentar os agricultores já residentes, e os que ali viessem se fixar e viverem da agricultura, pecuária e consequentemente da importação e exportação comercial. Na medida em que se abrem estradas, moradores se assentam no seu percurso e em certos lugares, algumas famílias se agrupam dando origem a novos lugarejos ou futuras cidades. Foi o Senhor Osvaldo Laizo e sua família que em abril de 1985, instalou-se na região, abrindo um pequeno bar em sua residência para atender passageiros e passantes, onde mais tarde transformou-se em um pequeno mercado.

Em junho de 1985 foi completada a estrada pela Empreiteira Mendes Júnior, e em outubro do mesmo ano, chega a segunda família, do Senhor Donizete Boing, que recém casado, montou uma pequena farmácia em sua residência para servir parceleiros e viajantes que chegavam na região. Nessa mesma época, uma linha permanente de ônibus começou a fazer o trajeto entre Presidente Médici a Costa Marques. Em novembro deste mesmo ano, passando por São Francisco, Padre Damião Bermond celebrou a 1ª missa.

No início de 1986, os moradores tentaram organizar o vilarejo marcando datas, quadras e ruas, porém, foram impedidos pela Prefeitura de Costa Marques. Mesmo assim, o jovem Valmir de Jesus Laizo elabora o mapa da cidade que, apesar de sofrer algumas alterações posteriores, contribuiu para radicar as famílias iniciais, dano origem assim ao município de São Francisco do Guaporé. O surgimento de São Francisco do Guaporé está ligado a história da BR 429, que liga o grande eixo norte-sul, BR 364 (São Paulo – Cuiabá - Porto Velho – Manaus, ao vale do Guaporé, na cidade de Costa Marques).

Fonte: Wikipédia e Ibge

 

Conheça mais sobre São Francisco do Guaporé
Destinos Rondonia
Publicidade