Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
O que fazer em Santarém
Pintura indígena - Foto: Tiago Silveira (Mtur)
Pintura indígena - Foto: Tiago Silveira (Mtur)

Em Santarém, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Grande parte da cerâmica tapajônica
Em construído entre os anos 1853 a 1868 e, onde funcionaram a intendência municipal, a prefeitura, o salão do juri, a câmera municipal e a cadeia pública, o 'Museu João Fona' não deve ficar de fora de seu roteiro.  Desde o ano de 1991 que funciona como um museu, onde estão abrigados a grande parte da cerâmica tapajônica, além de vários outros aspectos da cultura de Santarém.

Manifestação folclórica e religiosa
Programe-se para ír à Santarém, preferencialmente no mês de setembo, pois, é quando acontece um dos principais festivais folclóricos do Brasil, o famoso 'Sairé' que, nos dias de hoje, ocorreu uma mudança dos rituais realizados pelos indígenas que habitavam a região no passado, sofrendo inúmeras alterações ao longo do tempo, influenciadas pela expansão européia e principalmente, pressão da Igreja Católica. O Sairé, é uma manifestação folclórica e religiosa realizada anualmente, em Alter do Chão. O festival atrai milhares de turistas, que durante três dias, cantam, dançam e participam de rituais profanos e religiosos, como consequencia da miscigenação cultural entre índios e portugueses.

Um convite ao paraíso
Conheça e curta a 'Praia Alter-do-Chão', distante pouco menos de 28 km de Santarém. A praia ganhou fama, depois que atores famosos de fora costumaram a visitá-la. Atualmente, já é muito freqüentada em razão da mídia, contudo, ainda preserva o ar de vila e a simplicidade do lugar. De beleza rara, a Coroa de Areia que se forma no meio do rio é um convite ao paraíso. A praia foi eleita pelo jornal inglês The Guardian, como a mais bela praia do Brasil, com areias branquinhas e a água doce e cristalina do Rio Tapajós.

Grupos de danças regionais
Dê uma esticadinha até o Terminal Fluvial Turístico, onde apresentações de grupos de danças regionais acontecem periodicamente. Já no calçadão beira-rio, sempre há exposição dos artesãos e ainda, se pode contratar passeios de barco. O píer é composto de restaurante e lanchonetes, além de proporcionar um lugar deliciosamente agradável, afim de apreciar o Pôr do Sol.

Conheça mais sobre Santarém
Destinos Pará
Publicidade