Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Principais Atrativos em Santarém
Casario Histórico - Foto: Tiago Silveira
Casario Histórico - Foto: Tiago Silveira

Santarém tem uma forte vocação natural para o ecoturismo, como o turismo de base comunitária, do histórico e cultural, gastronômico, religioso e o de aventura. Além do mais, possui um enorme potencial para desenvolver outros segmentos como o turismo de eventos e negócios. Aprovada pelo Ministério do Turismo como uma cidade turística desde 1998, oficialmente, a bela cidade paraense, tem excelentes indicadores e qualidades para desenvolver os diversos segmentos do setor.

Principais Pontos Turísticos de Santtarém:

Museu João Fona
Desde o ano de 1991 que funciona como um museu, onde estão abrigados a grande parte da cerâmica tapajônica, além de vários outros aspectos da cultura de Santarém.

Praia Alter-do-Chão
Fica à pouco menos de 28 km de Santarém. A praia ganhou fama, depois que atores famosos de fora costumaram a visitá-la. A praia foi eleita pelo jornal inglês The Guardian, como a mais bela praia do Brasil.

Terminal Fluvial Turístico
Ocorrem apresentações de grupos de danças regionais, que acontecem periodicamente. Já no calçadão beira-rio, sempre há exposição dos artesãos e ainda, se pode contratar passeios de barco.

Serra de Piquiatuba
Com 158 metros de altura, localiza-se ao sul da cidade, estabelecendo uma delimitação física entre a área urbana e a zona rural do planalto. No alto desta serra fica instalado o 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e o seu núcleo residencial militar. O acesso é através da BR 163 (Rodovia que liga Santarém/PA a Cuiabá/MT) em seu trecho com revestimento asfáltico e sinalização. Do mirante tem-se uma vista aérea parcial da cidade.

Morro de Alter do Chão
Localiza-se na vila de Alter-do-Chão. Em seu cume existe uma cruz que simboliza a chegada dos colonizadores na região

Encontro das Águas
Trata-se de um dos mais belos espetáculos proporcionados pela natureza, em toda a região amazônica, quando as águas ocre-argilosas do rio Amazonas e as verde-azuladas do rio Tapajós correm paralelamente por alguns quilômetros, sem se misturarem. Os fatores que contribuem para este fenômeno são: densidade, temperatura e velocidade. Esse espetáculo pode ser observado diariamente, a partir da orla fluvial de Santarém.

Igreja de NSa da Conceição
(Arquitetura Religiosa) Está situada na Praça Monsenhor José Gregório, no centro da cidade. A primeira Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1661, de taipa, no Largo do Pelourinho, onde era o centro da Vila, hoje Praça Rodrigues dos Santos. No centenário da fundação de Santarém, em 1761, deu-se início a construção de uma nova matriz. A edificação da igreja sofreu, ao longo do tempo, restaurações e modificações em sua arquitetura original.

Museu Dica Frazão
Localiza-se no centro da cidade, à Rua Floriano Peixoto, nº 281. O Museu foi inaugurado em 22 de junho de 1999, com o objetivo de expor as mais famosas peças artesanais confeccionadas pela artesã Dica Frazão. Considerada a pioneira na utilização da raiz do patchuli no artesanato, Dica Frazão introduziu outros materiais da região, como palhas de tucum, de buriti e do açaizeiro, além da malva, juta, bambu, casca do taperebazeiro, cipó escada de jabuti, entrecascas de madeiras e sementes de melancia, melão, jerimum e pepino. O acervo do Museu dispõe de mais de 150 peças do artesanato santareno, entre as quais, réplicas de trabalhos que hoje pertencem à rainha da Bélgica e ao já 194 falecido Papa João Paulo II, além de outras peças que ganharam destaques nacionais.

Museu de Hstoria e Arte Sacra
Localiza-se no centro da cidade a Trav. Siqueira Campos, nº 439 centro, anexo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Inaugurado em 22 de Junho de 2003 tem como objetivo primordial expor todo o acervo referente à arte religiosa católica existente em Santarém. Com local climatizado e música ambiente o Museu dispõe de um acervo composto por 330 peças aproximadamente, entre imagens, indumentárias e quadros.

Conheça mais sobre Santarém
Destinos Pará
Publicidade